segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Prefeitura de Fortaleza firma convênio para implantar equipes de saúde na UFC


A Prefeitura de Fortaleza assinou na manhã desta segunda-feira (14/10), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Termo de Acordo de Cooperação Técnica para implantação de quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que vão passar a atender na Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

O convênio vai garantir atendimento a 12 mil pessoas do bairro Planalto Pici. "O posto terá uma dupla importância. Importância assistencial porque vai atender uma área de grande vulnerabilidade social e dar também mais possibilidade de formação profissional aos alunos da universidade", ressaltou Roberto Cláudio.

A população poderá ser atendida por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde e de endemias. Para a secretária da Saúde, Joana Maciel, a ESF fará o complemento do atendimento que já existe. 

"O CDFAM atende, particularmente, às áreas de fisioterapia e odontologia, e a Estratégia Saúde da Família faz um atendimento com uma equipe bem mais ampliada. E é isso que queremos. Unir os esforços do Município com a academia, atrelar saúde a ensino e pesquisa, o que só vem para melhorar a qualidade no atendimento à nossa população. Colocaremos quatro equipes nossas dentro do CDFAM para melhorar o acesso da comunidade e estamos muito felizes com mais essa parceria", disse.