sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Linha Leste: Metrô de Fortaleza terá construção da Estação Nunes Valente iniciada domingo (27)

Como parte da implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) vai dar início à construção da Estação Nunes Valente, no bairro Aldeota.

A linha vai ligar o Centro da capital ao Papicu e a estação Nunes Valente é a quarta das cinco previstas no percurso da linha, que vai contar ainda com as estações Tirol-Moura Brasil, Chico da Silva Leste, Colégio Militar e Papicu.
Para dar início a obra, o trecho da avenida Santos Dumont, entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Nunes Valente, vai ser interditado a partir de domingo (27). 

O trecho da Estação Nunes Valente vai ser subterrâneo e vai ter três pavimentos: bilheteria, mezanino e plataforma de embarque.
A Linha Leste vai ter 7,3 quilômetros de extensão, uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas, como explica o secretário da Seinfra, Lucio Gomes.

A intervenção vai garantir a integração da Linha Leste com a Linha Sul, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. Quando estiver operando, vai ter uma capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia e o tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.
O titular da Seinfra, Lucio Gomes explica sobre a duração das obras, até que o trânsito no local seja restabelecido.

Por causa das obras, quem trafega pela Av. Santos Dumont deve fazer um desvio, entrando à direita na Rua Silva Paulet, à esquerda na Rua Torres Câmara, à esquerda na Rua Joaquim Nabuco e à direita retornando para a Av. Santos Dumont. O cruzamento das ruas Silva Paulet com Torres Câmara vai ganhar um novo semáforo para facilitar os desvios.

A segunda opção de desvio é entrar à esquerda na Av. Barão de Studart, à direita na Rua Pereira Filgueiras, à direita na Rua Tibúrcio Cavalcante, à esquerda na Rua Marcos Macedo, à direita na Rua Oswaldo Cruz e à esquerda retornando para a Av. Santos Dumont.

Para os veículos que trafegam pela Av. Barão de Studart e acessam a Aldeota a partir da Av. Santos Dumont, orienta-se entrar à direita na Rua Torres Câmara, à esquerda na Rua Joaquim Nabuco e à direita retornando à Av. Santos Dumont.
O acesso local será facilitado, com algumas vias passando a operar em mão dupla, como a Rua Tibúrcio Cavalcante (entre as ruas Marcos Macedo e Torres Câmara), Rua Nunes Valente (entre as ruas Costa Barros e Santos Dumont) e Rua Desembargador Leite Albuquerque (entre as ruas Joaquim Nabuco e José Vilar).