quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Leônidas Cristino destaca análise do governo Bolsonaro feita por Ciro Gomes


A avaliação do governo Bolsonaro no terceiro trimestre deste ano, feita por Ciro Gomes na terceira edição do Observatório Trabalhista, plataforma do PDT de acompanhamento do desempenho da gestão, foi tema de pronunciamento do deputado federal Leônidas Cristino nesta quarta-feira (16), na Câmara. 

Ciro Gomes, vice-presidente do PDT, coordena o esforço de uma equipe de economistas encabeçada pelo professor Nelson Marconi, coordenador do curso de pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que analisa os dados do governo nas diferentes áreas. 

Na apresentação, segundo o deputado, foi mostrado que no atual governo é feito o pior investimento público em educação da história do Brasil. “Ciro Gomes denunciou como atitude criminosa do Ministério da Educação ter sumido com os indicadores de desempenho de 2019 nos diferentes níveis de ensino”, afirmou o parlamentar . 

Leônidas Cristino observou que, na saúde, Ciro Gomes denunciou que o índice de imunizações caiu de 114 milhões em 2018 para 32,7 milhões em 2019 (até o dia 4 de setembro), o pior nível da história. “A cobertura nas principais vacinas caiu para 45% no primeiro semestre, mas foi de 78,7% no mesmo período de 2018”. 

O Observatório Trabalhista chamou a atenção para a taxa de desemprego no Nordeste, que é de 15%, a maior nas regiões e 12,2% no país. Segundo Ciro Gomes, relata o deputado cearense, o endividamento das famílias em relação à renda cresceu de 42% em 2018 para 44% este ano; 20% da renda estão comprometidos com pagamento de dívida e juros.

“O país atravessa o maior processo de desindustrialização do mundo”, acrescentou Leônidas Cristino com base na apresentação. “A desindustrialização levou à queda na participação dos produtos manufaturados nas exportações - de 36% em 2018 para 34% em 2019. Nos últimos três anos 13 mil indústrias no país fecharam as portas. A inadimplência atinge 5,4 milhões das micro e pequenas empresas”.

Nesta edição do Observatório Trabalhista, conforme Leônidas Cristino, foi mostrado que a capacidade de investimento do governo tem despencado desde 2014 e deve fechar em R$ 24 bilhões este ano. O orçamento do governo para 2020 prevê R$ 19 bilhões para investimento. 

O deputado informou que Ciro Gomes trouxe dados sobre o orçamento executado com a Segurança Pública, considerado o maior problema para a população, que está congelado no mesmo valor praticado pelo governo Temer. “Ciro defendeu o Sistema Único de Saúde porque 77,6% da população dependem do SUS, e conclamou a proteger e lutar para ampliar o SUS”.

No meio ambiente, Leônidas Cristino relata que Ciro criticou o desmonte no orçamento do Ibama e ICMBio. Segundo o vice-presidente do PDT, a retórica de Bolsonaro contribuiu para o grande escândalo internacional sobre as queimadas na Amazônia. “Os focos de incêndio aumentaram de 84 mil em 2018 para 132 mil em 2019 até o dia 19 de setembro”.

O crescimento do PIB em 2018 foi de apenas 1,1% e vai cair para 0,7% este ano, segundo o IBGE, cita Leônidas. O deputado finaliza ao dizer que a íntegra das informações está disponível para download na página do PDT nacional.