terça-feira, 1 de outubro de 2019

Audic apoia análise de idoneidade dos requerentes de inscrição na OAB/CE


O deputado Audic Mota (PSB) manifestou apoio à proposta do advogado e presidente da Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral (CEPCCE) da OAB/CE, Rafael Mota Reis, que regulamenta o funcionamento de um Núcleo de Análise de idoneidade moral dos aspirantes à inscrição nos quadros da entidade. 

Em seu pronunciamento, o parlamentar louvou a iniciativa que institui um novo modal de averiguação social e ética para solicitação de novos inscritos da OAB. A proposta de Rafael Mota Reis foi apresentada oficialmente ao presidente da entidade, Erinaldo Dantas, na última quinta-feira, dia 26, na sede da Seccional.

A ideia principal é dotar a OAB de mecanismos que possam dar mais efetividade ao art. 8º, inciso VI, da Lei Federal 8.906/94. A norma estabelece critérios de idoneidade, prestação de compromisso perante o conselho e impedimento ao exercício de atividade incompatível com a advocacia. 

“Hoje, com as facilidades que a internet nos traz, principalmente, através das redes sociais, é  mais simples de se conseguir analisar a vida pregressa do pretenso advogado”, pontua.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, informou que levará a pauta para a Sessão do Conselho, com o intuito de discutir a proposta.