sábado, 7 de setembro de 2019

Tribunal orienta municípios cearenses sobre formas legais de contatações do Sistema S




“Aspectos Legais para Contratação de Instituições que Integram o Sistema S”. Este foi o tema da Oficina Técnica realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, na manhã desta sexta-feira (6/9), no auditório do TCE, e organizada pela Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC). 

A capacitação atende solicitação da Associação dos Municípios (Aprece), representada pelo diretor de Relações Institucionais da entidade, Expedito José do Nascimento, e das entidades que integram o Sistema S - instituições de interesse de categorias profissionais que, além de terem os nomes iniciados com a letra “S”, possuem diretrizes organizacionais semelhantes.

O conselheiro corregedor do TCE Ceará, Valdomiro Távora, representou o presidente da Corte, Edilberto Pontes, que encontra-se em viagem oficial. Távora destacou a importância do Sistema S no Brasil, que capacita e expõe seus gastos de forma transparente. Também ressaltou o objetivo do encontro no repasse do aspecto jurídico fiscalizador de como os Municípios podem fazer essas contratações e prosseguir com as capacitações. Sensível às dificuldades enfrentadas pelos gestores, Valdomiro Távora reforçou o trabalho orientador do TCE Ceará, que se desloca aos 184 municípios cearenses levando informação. “Sabemos que muitos erram por desconhecimento, não por má fé. Aí entra o nosso papel orientador”.

Hilária Barreto, diretora executiva do IPC, destacou o papel da Escola de Contas do TCE e apresentou a didática do debate. Na ocasião, convidou todos para o I Seminário de Efetividade da Gestão Municipal, que acontecerá dia 13/9, no anexo da Assembleia Legislativa, das 8h30 às 13 horas.

A primeira mesa de debate da Oficina foi ocupada por representantes do Sebrae e Senai, que expuseram suas principais dúvidas e inquietudes sobre como ofertar capacitações aos Municípios cearenses de forma legal. Compuseram Rodrigo Melo, Marcos Venícius, Cícero Roger e Luís Fernando Barbosa.

Os esclarecimentos vieram, em seguida, com a exposição do diretor de Fiscalização de Transferências Voluntárias do TCE Ceará, Harisson Cardoso, e do secretário de Controle Externo do TCU-CE, Jefferson Pinheiro. O momento foi mediado pelo secretário da Secex do TCE Ceará, Raimir Holanda Filho.

Harisson pontuou que a função primordial do TCE Ceará é a de contribuir com o aprimoramento da governança e da gestão pública em benefício da sociedade, além de suas funções consultiva, informativa, judicante, sancionadora, corretiva, normativa, de ouvidoria e educativa. Também apresentou acórdãos nacionais de entendimentos sobre contratações diretas, subcontratações e licitações.

As orientações do Tribunal de Contas da União quanto a convênios e contratações foi o tema abordado por Jefferson Pinheiro. O Auditor do TCU no Estado apontou, com exemplos, termos legais e destacou casos sobre dispensa de licitação e seus riscos, mas afirmou que “tudo é novo e por isso a importância desse tipo de debate”. Ao final, uma grande mesa foi formada para sanar as dúvidas.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3769-tribunal-orienta-municipios-cearenses-sobre-formas-legais-de-contatacoes-do-sistema-s