Em alusão ao Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, que acontece nesta quinta-feira (5), e ao Setembro Roxo, o deputado Queiroz Filho (PDT) presidiu uma sessão solene na tarde desta quarta-feira (4) destacando a importância do conhecimento sobre a doença.
"Ações como essa tem todo um simbolismo para conscientizar pessoas e atrair mais olhos para essa causa. Infelizmente a Fibrose Cística ainda é uma doença hereditária que muitos desconhecem", disse o deputado.
Durante a sessão, Queiroz explicou que o tratamento da doença, que não tem cura, ainda é um obstáculo a ser superado. "O fornecimento de medicamentos pela Secretaria de Saúde é uma luta diária. O Governo compra os mesmos, porém, queremos colaborar para que a distribuição de tais medicamentos seja feita de maneira contínua. Que não seja uma política de momento, pois esse não é um problema pontual".
Foram homenageados durante o evento a presidente da Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose (Aceam), Celmar da Costa Viana; as pneumologistas Cláudia Castro e Mara Rúbia Fernandes; e os pacientes portadores de fibrose cística Stênio Túlio, Saullo Cavalcante e Mirian Oliveira.
