terça-feira, 3 de setembro de 2019

Prefeitura de Juazeiro do Norte contará com mais de R$ 478 milhões para investimentos em saneamento básico


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, anunciou o maior projeto de saneamento básico da história do Município, através de contrato assinado com a Cagece. São R$ 478.792.930,14 milhões a serem investidos nos próximos anos, universalizando o sistema de saneamento básico e possibilitando a resolutividade de um dos problemas mais sérios já vivenciados na cidade até o momento.

Após um périplo por Brasília e São Paulo, em busca de projetos para novos investimentos em infraestrutura e saneamento, o Prefeito comemora as grandes conquistas. O encaminhamento do projeto, com contrato assinado entre a Cagece e Governo do Estado, contando com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), através do Programa de Parceria de Investimentos – PPI, traz a modelagem de uma parceria público-privada, com a finalidade de atingir a universalização do serviço de esgotamento sanitário, promover melhorias operacionais e reduzir perdas de água nos sistemas, nas regiões metropolitanas do Estado.

Os projetos destacam as ações de Juazeiro do Norte a serem executadas. Isso, com o menor impacto tarifário possível, tendo em vista o contrato de delegação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que venha contemplar a amortização dos investimentos no prazo de 35 anos. Com isso, o período de prestação de serviços da Cagece para a cidade de Juazeiro do Norte passa a ser até 2055.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte assina o contrato com a Cagece, tendo em vista realizar o mais importante projeto de saneamento já visto na história do Município, nos últimos anos, universalizando os serviços de água e esgoto, com melhoria para a saúde, meio ambiente, e a qualidade de vida para a população.

Os projetos desenvolvidos em Juazeiro do Norte envolvem desde ampliação no sistema de abastecimento nos bairros São José, Aeroporto e Triângulo, a substituições de ligações prediais e redes de abastecimento de água, elaboração de projetos de abastecimento, ampliação e melhoria do sistema, previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, e a universalização do sistema de esgotamento sanitário. Alguns dos projetos estão em atividade de preparação de licitação, outros em captação de recursos financeiros, e com projetos a serem elaborados.