quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Prefeito Arnon Bezerra entrega obra da Reforma do Museu do Memorial Padre Cícero



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura e a Fundação Memorial Padre Cícero, entregou nesta terça-feira a obra da reforma do Museu da instituição.
Essa foi a primeira grande reforma realizada desde a sua fundação no dia 22 de julho de 1989, ou seja, há 30 anos atrás.

O Museu deixou de ter um caráter de antiquário e passa a formar um discurso museológico com ambientes temáticos construídos, como a participação da Beata Maria de Araújo no fenômeno da hóstia, a vida privada e a pública do Padre Cícero, a Sedição de Juazeiro e a Renovação do Sagrado Coração de Jesus.

De acordo com a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, nesse novo formato, o museu passa a respeitar as normas vigentes de comunicação, conservação e acessibilidade aos acervos públicos, resultado de pesquisas atualizadas nas áreas de história e museologia, desenvolvidas pela equipe da Fundação Memorial Padre Cícero. “A nova exposição busca dialogar com a produção acadêmica mais recente sobre a história do Padre Cícero e de Juazeiro do Norte, destaca Cristina Holanda”.

Objetos que estavam guardados foram incorporadas à exposição e outros que já estavam ganharam mais visibilidade tanto pela iluminação, como pela forma que agora estão dispostos dentro espaço, pensado cuidadosamente com o objetivo de criar um circuito onde os visitantes possam fazer o itinerário, agora com mais espaço.

As indumentárias e objetos ganharam novos nichos completamente vedados, o que impede abentrada de poeira e insetos que possam danificar 
as peças. Elas estão também dispostas de forma que possam ser apreciadas por deficientes físicos e cadeirantes.

Outro destaque está na utilização de legendas indicativas de cada peça ou obra, elaboradas a partir de orientações de especialistas em acessibilidade para pessoas com baixa visão e deficiência visual total.

Para o Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, a reforma do Museu reforça a ideia e consolidação das políticas públicas que estão sendo implantadas pela Secult Juazeiro do Norte, entre elas a de reformar e equipar os espaços culturais pertencentes ao Município. “Aqui no Memorial, além do Museu reformado, foi instalado também o primeiro Ponto de Memória Institucional que conta toda a história da instituição e da área que ele ocupa. O visitante que aqui vier agora terá uma experiência muito mais ampla, muito melhor e muito mais informativa”, comenta Renato Fernandes.

O Prefeito Arnon Bezerra destaca a importância do Memorial Padre Cícero como uma das ferramentas para manter viva a história do Padre Cícero e de Juazeiro do Norte, fornecendo subsídios para pesquisas e como um local de constante fluxo por parte de visitantes e dos próprios munícipes. “A Reforma foi inspirada em cada juazeirense de nascimento ou de coração que constrói essa cidade todos os dias, criando uma prosperidade e fazendo o que o Padre Cícero fez no passado, acolhendo a todos e servindo melhor a sociedade”, ressaltou o prefeito