terça-feira, 24 de setembro de 2019

João Pedro Stédile líder do MST será cidadão cearense; entrega do título será hoje na assembleia e mostra avanço da sociedade cearense 



Com toda pompa e a presença de todas as lideranças de esquerda do PT, PSOL, PDT, PSB,  PC do B e Rede no Ceará, João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Sem Terra e ligado aos movimentos que defender a reforma agrária, receberá o título de cidadão cearense. A iniciativa foi do deputado Elmano de Freitas, líder do PT na Assembleia Legislativa  do Ceará. A solenidade está marcada para as 15 horas desta terça-feira, 24.

A homenagem à Stédile é justa. Sua defesa da democratização da terra com divisão entre pobres, camponeses e até mesmo os ricos, tem mudado aos poucos a história do campo. No Ceará, tênis maus de 29 mil famílias assentadas, no Nordeste 120 mil. As estimativas são dos movimentos sociais. Isso significa importante avanço. Fazendas improdutivas foram adquiriras pelo Estado e a terra distribuída entre trabalhadores rurais. Todas essas pessoas entraram no bolo da produção rural a partitura agricultura familiar, hoje, responsável pela maior fatia da produção de alimentos. 

A Assembleia Legislativa do Ceará deu uma demonstração de maturidade. A democracia é feita de ideologias, pros e contra pensamentos e, acima de tudo do debate esclarecedor. O presidente Sarto que conhece tidos os segmentos da sociedade foi de muita sabedoria ao pautar a cidadania para Stédile. Ele merece! Stédile é um homem normal, defende bandeiras em defesa de pobres camponeses, é filiado ao PT. Sua coragem já lhe levou a condenações, prisões, mas fez o Brasil e olhar para o campo respeitando  que produz alimentos, rompendo a força dos latifundiários, denunciando grileiros. O gaúcho Stédile agora é também cearense, ele é também um grande brasileiro.