sexta-feira, 30 de agosto de 2019

TCEduc conclui 6ª etapa em Itarema e contabiliza mais de 10 mil participantes em 2019



A 6ª etapa do TCEduc foi concluída em Itarema, nesta quinta-feira (29/8). Foram 955 participantes no município, que receberam conhecimentos relacionados à gestão pública. O programa de educação continuada do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, realizado por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), já alcançou 10.121 pessoas no interior cearense.  

Durante as visitas em Camocim e Itarema, 1.804 participantes lotaram os auditórios em que os encontros foram realizados. As seis qualificações simultâneas foram ofertadas gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, membros e ouvidorias, estudantes e sociedade em geral. 

O público assistiu, ao longo do dia, aulas desenvolvidas pela equipe de servidores da Escola de Contas, do Tribunal e do Ministério Público do Estado, parceiro do TCE Ceará nas atividades de formação. Os representantes das instituições repassaram conhecimentos sobre legislação e boas práticas.

Os gestores e servidores puderam conferir cursos sobre “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”. Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”. Houve ainda ação do programa “Agente de Controle”, voltada para o público estudantil. 

Saiba mais 

Até dezembro deste ano, a ação pioneira do TCE Ceará, por meio do IPC, terá percorrido 100% do território cearense, com expectativa para contemplar 20 mil participantes. As atividades itinerantes já tem destino definido. Em setembro, a primeira parada será em Icó (17/9) e, em seguida, será a vez de Iguatu (19/9).