sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Prefeito Roberto Cláudio entrega vinte novos veículos para o SAMU





O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (30/08), vinte novos veículos para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). São dez ambulâncias e dez motolâncias que irão renovar a frota do SAMU Fortaleza.
“Hoje estamos celebrando a expansão da Frota do SAMU e vamos, com isso, aumentar nossa capacidade de trabalho e ter carros de reserva, além de diminuir o tempo de resposta, melhorando a qualidade dos serviços, passando por infraestrutura de equipamentos e expansão das bases”, disse o prefeito Roberto Cláudio.
Com os novos veículos, o SAMU Fortaleza já teve, na atual gestão, uma renovação total das unidades do SAMU, incluindo a aquisição de carros reserva. Hoje, são 24 carros novos circulando pela cidade e, além das ambulâncias, mais 14 motolâncias são utilizadas para o agilizar os atendimentos com uma circulação mais rápida até onde está o paciente.


Ampliação das Bases do SAMU

Outro avanço anunciado nesta sexta-feira foi a ampliação de Bases do SAMU. Fortaleza conta, atualmente, com sete bases do SAMU, distribuídas pelas Regionais de Fortaleza.
A previsão é que, até o final da gestão, esse número suba para 14, num processo de ampliação que é fundamental para aumentar o tempo resposta do serviço para a população.
Ainda em outubro deste ano, serão entregues as Bases do Terminal da Parangaba e, em dezembro, será entregue a Base do Terminal do Antônio Bezerra.
Para o primeiro semestre de 2020, serão entregues as bases do Terminal de Messejana e do Terminal do Siqueira. No segundo semestre, as bases do Cuca da Barra do Ceará, do Shopping Iguatemi e no Centro.
Outra novidade é que a Base do SAMU no Centro da cidade funcionará como Centro de Monitoramento de Segurança Cidadã. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, a Central concentrará câmeras da AMC, Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU, dos Postos de Saúde, hospitais e escolas.
“O potencial é de mais de 1.500 imagens simultâneas, com assentos para cada um desses serviços. Em casos de emergência, a gente vai poder agir de forma integrada com os nossos serviços e as nossas entradas de demanda por resposta de emergência, de forma ágil e eficiente. O SAMU será a peça central”, explicou o prefeito.

O Samu deve ser acionado para situações graves de emergências, sejam elas de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica ou psiquiátrica, tais como: acidentes viários e atropelamentos, choques elétricos, queimaduras, quedas, afogamento, ferimentos por arma branca ou arma de fogo, convulsões, desmaios, trabalho de parto que traga risco para a mãe ou o bebê e dores intensas no peito ou na cabeça.
Destinado ao atendimento de emergências médicas pré-hospitalares agudas e graves, o serviço é acionado pelo número 192, que funciona 24 horas e dá acesso a uma Central de Regulação, na Coordenadoria Integrada de Ações de Segurança (Ciops). As chamadas são acolhidas por telefonistas treinadas e os casos são enviados para análise de médicos, que enviam o suporte necessário de acordo com o tipo de emergência.

O Samu Fortaleza opera diariamente com cinco Unidades de Serviço Avançado, 18 Unidades Básicas e quatro motolâncias, além do Bike Vida, que presta atendimento na Avenida Beira-Mar.