quinta-feira, 25 de abril de 2024

Câmara aprova proposta de Domingos Neto e Luiz Gastão que amplia punição a cambistas


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei  3.145/2023, do deputado Domingos Neto, apensado ao PL 3.115/23, que amplia punições para a venda de ingressos por cambistas. A proposta será enviada ao Senado. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Luiz Gastão. 

Segundo a proposta, para um dos crimes está prevista detenção de 1 a 2 anos e multa igual a 100 vezes o valor do ingresso falsificado no caso de competições esportivas, espetáculos musicais, apresentações teatrais, eventos de Carnaval ou quaisquer outros eventos de cultura, lazer e negócios.

Capitão Wagner e Dayany se reúnem com ministro da Justiça e Segurança Pública Interino, em busca de auxílio na investigação


A deputada federal Dayany Bittencourt e seu esposo, Capitão Wagner, visitaram nesta quarta-feira (24) o Palácio da Justiça, para um encontro com o Ministro da Justiça e Segurança Pública Interino, Manoel Carlos de Almeida Neto. O objetivo da reunião foi solicitar o auxílio da Polícia Federal nas investigações relacionadas às câmeras escondidas recentemente descobertas no apartamento da deputada.

Durante a reunião, o Ministro expressou solidariedade em relação ao ocorrido e comprometeu-se a encaminhar uma solicitação formal à Polícia Federal para que a mesma entre no caso. O Ministro demonstrou indignação com o fato, reconheceu a importância de uma investigação minuciosa e diligente, e garantiu que a PF tomaria todas as providências cabíveis.

Capitão Wagner destacou a gravidade da situação e a necessidade de esclarecer todos os fatos relacionados às câmeras escondidas. “Precisamos garantir a lisura dessa investigação, afinal é segurança e a privacidade não apenas da Dayany, mas de todos as outras pessoas que passaram pelo hotel nesses anos em que as câmeras estavam lá, vigiando todos”, conta Wagner. 

“Este encontro representa mais passo importante na busca pela verdade e pela justiça, e nós reiteramos o nosso compromisso em cooperar plenamente com as autoridades durante todo o processo investigativo”, explicou Dayany.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Complexos Mais Infância ampliam horário de funcionamento e já contabilizam mais de 23 mil crianças e adolescentes atendidos

Na turma de desenho do Complexo Social Mais Infância Curió, em Fortaleza, Emanuel Carvalho, 9 anos, traça histórias, cria personagens e desenvolve suas habilidades como jovem artista. Ele explica que sempre amou desenhar e geralmente buscava referências na internet. “Primeiro eu olhava as imagens e tentava desenhar em casa, copiar mesmo. Personagens de anime, dragon ball…”, lembra. O hobbie ganhou novas perspectivas quando ele descobriu a existência da formação.

“Eu sabia que tinha aquele talento e sabia que tinha que melhorar mais pra fazer esses desenhos, então pedi à minha mãe para me matricular. Estou achando legal e estou aprendendo muita coisa: linha, formas geométricas, cor, paisagens, isso tudo. Melhorei muito desde que eu comecei as aulas, por isso que eu desenhei esse Goku”, conta orgulhoso enquanto exibe sua produção.

Ele é uma das milhares de crianças e adolescentes atendidas nos Complexos Sociais Mais Infância do Estado, que vêm recebendo mais beneficiários a cada dia. É o que mostram os números de atendimentos deste público em 2023, com um aumento de quase 100% com relação ao ano anterior, saindo de 13.684 para 23.623 atendimentos realizados. Em relação ao público em geral, o número saltou de 28.511 em 2022, para 39.678 em 2023.

Atualmente, são quatro equipamentos coordenados pela Secretaria da Proteção Social (SPS), na Capital e em Barbalha. Outros quatro estão previstos para serem construídos nas cidades de Baturité, Caucaia, Crato e Itapipoca. Orientadora da Célula de Gestão dos Complexos Mais Infância, Aila Porto explica que entre os fatores para o aumento está a ampliação do horário das atividades aos finais de semana e à noite, bem como a inclusão de programações especiais ao longo de todo o ano passado.

“Estava claro, em uma análise de cenário que fizemos, que a escola em tempo integral é uma realidade, bacana, maravilhosa, e que o Complexo tinha que se inserir nessa realidade. Ser um elemento a mais na promoção do seu desenvolvimento. Então, quando você coloca em horários como esse, o número de crianças, adolescentes e até familiares que vão estar no complexo é muito maior”, afirma.

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, destaca que os equipamentos sociais têm cada vez mais se adequado às demandas da comunidade onde estão instalados. “Nossos espaços têm registrado um funcionamento adaptado à cada realidade. Nos Complexos, percebemos a necessidade de ampliar o atendimento para o turno da noite e para fins de semana. No Zona Viva, precisamos ofertar Educação de Jovens Adultos. São adaptações fundamentais para transformarmos a realidade social, nossa missão enquanto Governo do Estado”, pontua.

É o caso das aulas de desenho no Curió, que acontecem nas quartas, sextas e também aos sábados. Professor da atividade, o tio Sky, como é conhecido, explica que as aulas no sábado são uma novidade. “Partiu do Complexo e a comunidade abraçou, veio em peso. As turmas têm uma média de 20 a 30 alunos”, relata. Ele destaca, também, a importância do desenho para o desenvolvimento em todas as idades. “Porque além da área profissional, de um amor que você acaba criando por isso, é muito necessário para você às vezes quebrar a sua própria expectativa de si”, complementa.

Esporte e integração

Na quadra do Complexo Social Mais Infância João XXIII, crianças e adolescentes encontraram no handebol um local de diversão, saúde e integração comunitária. Os treinos acontecem às terças e quintas, das 17h às 19h. A turma conta com 30 alunos, divididos em dois times, com crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade.

Duda Carvalho tem 15 anos e é uma das integrantes da equipe feminina. Na posição de pivô, ela participa da atividade há quatro meses e conta que conheceu a modalidade por meio dos primos, que também integram os treinos. “Eu comecei a me apaixonar pelo esporte. Gosto muito do coletivo, e a família que a gente cria no handebol é muito linda. Criamos novas amizades, novos ciclos, além de ser importante para a saúde, não ficar sedentário, desestressar e incentivar a gente a ter ótimos hábitos de alimentação, ficar hidratados”, destaca.

Aluna do primeiro ano do ensino médio, ela ressalta também a importância da oferta da atividade no horário noturno. “Eu estudo até meio dia e meia, então quando chego em casa tenho tempo de descansar um pouco, estudar mais, e me preparar para o treino. Participo também do jiu-jitsu, aqui no Complexo, que é outro ótimo preparador físico, precisa de muita força, muita dedicação, porque é um esporte muito voltado para o mundo masculino, e nós mulheres também precisamos entrar mais nesses esportes de corpo, que também é muito sexualizado”, pondera.

Sobre os Complexos

Espaços de convivência, integração familiar, e qualificação profissional, os Complexos Sociais Mais Infância funcionam como espaços de oportunidades para crianças e suas famílias. Vinculados à Secretaria da Proteção Social (SPS), os equipamentos promovem desenvolvimento integral e integrado, e oferecem atividades lúdicas, esportivas e culturais, além de cursos para qualificação profissional e geração de renda.

Atualmente, o Estado do Ceará conta com quatro unidades do Complexos, sendo três em Fortaleza e uma em Barbalha. Todas as atividades são gratuitas e atendem comunidades do entorno e de municípios vizinhos.

Complexo Mais Infância Cristo Redentor

Endereço: Rua Camélia, 450, Cristo Redentor

Fortaleza

Complexo Mais Infância João XXIII

Endereço: Rua Araguaiana, 77, João XXIII

Fortaleza

Complexo Mais Infância Curió

Endereço: Rua Dom Helder Câmara com Rua Paulo Freire, Curió

Fortaleza

Complexo Mais Infância de Barbalha

Endereço: Av. Antônio Correia Saraiva, s/n, Santo Antônio

Barbalha (antigo prédio do CSU)

Enel esclarece que a falta de energia no Beach Park foi problema interno do parque aquático e não da empresa


O presidente da Enel, José Nunes, mesmo com habeas corpus para ficar e em silêncio, está respondendo todas as perguntas feitas pelos deputados da CPI.

“O Beach Park lançou uma nota responsabilizando a Enel pela falta de energia no parque aquático. Nossa diretoria preparou uma nota resposta  esclarecendo que o problema era interno. Decidi não autorizar a publicação e fui lá. Mostramos a verdade”, disse o presidente da Enel.

Mais adiante, Nunes disse que “a Enel mudou diretorias em todo Brasil”. “Recebemos uma missão de resolver os problemas e a saída é o diálogo “, disse José Nunes.

Prefeitura de Tauá investe em mobilidade urbana com asfaltamento e recuperação de ruas

 

    
O município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), está voltando suas atenções a grandes investimentos em mobilidade urbana e transformação das ruas e comunidades da cidade. “Essa iniciativa é fundamental para o progresso de nossa cidade, proporcionando mais segurança e mobilidade para todos os moradores”, destaca a prefeita Patrícia Aguiar (PSD).

As obras, que fazem parte do programa “TauáVias”, incluem ações de asfaltamento, recuperação de ruas e avenidas, construção de passagens molhadas e piçarramento de vias nos distritos de Tauá.

Nesta semana, por exemplo, a gestão municipal realizou serviço de pavimentação asfáltica na Rua Amâncio Cordeiro Júnior, no Bairro Alto Nelândia. No início do mês, foi a vez do Bairro Alto Brilhante. “Muito importante esse serviço”, celebrou o aposentado Geraldo Oliveira, na oportunidade. A iniciativa proporciona mais segurança e mobilidade aos moradores.

Polícia Federal fez operação contra a máfia do jogo, que chegou ao Ceará

 


Em apenas um ano, desmatamento da caatinga cresce 70% e denúncia será feita no Dia Nacional do bioma


Em 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga. Para marcar a data, neste domingo (28), a Associação Caatinga (AC) irá promover uma ação gratuita no Parque Estadual do Cocó. A programação conta com uma exposição itinerante sobre o bioma, réplicas de animais característicos da região em tamanho similar ao encontrado na natureza, brincadeiras, jogos educativos, pintura de desenhos, produção de máscaras infantis e distribuição de brindes e material educativo. As atividades acontecem das 8h30 às 12 horas.

Essa data tão importante reconhece e homenageia o bioma, mas também serve de alerta. Segundo um levantamento apresentado pelo MapBiomas, o desmatamento na Caatinga cresceu 70% em apenas um ano, de 2020 para 2021. “Precisamos cuidar, valorizar e celebrar a Caatinga, que é o único bioma 100% brasileiro. Não podemos aceitar que essa floresta que é a cara do Brasil, rica em biodiversidade e tão importante para as pessoas que vivem no semiárido seja devastada”, destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.

O profissional ainda reforça que é necessário desconstruir a imagem de ausência de biodiversidade relacionada à região. “Muitos ainda associam a Caatinga a chão rachado e animais mortos pela sede. Isso não resume o semiárido, muito pelo contrário. É uma das áreas mais biodiversas do mundo, com animais e plantas que só existem aqui. Além disso, é rica culturalmente. É preciso refletir sobre como e por que se repassa essa visão limitada sobre a Caatinga. Valorizar esse tesouro nacional é indispensável para garantir uma sociedade que enaltece e reconhece toda a importância e valor da Caatinga”, complementa Daniel Fernandes.

Gastão debate regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativo em Plenário


O projeto de lei complementar do governo que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos (PLP 12/24) foi assunto de debate no Plenário da Câmara dos Deputados, transformado em comissão geral nesta quarta-feira (17) para discutir a proposta. O deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE), um dos cotados para assumir a relatoria do projeto na Comissão de Trabalho, discursou na tribuna sobre a matéria. 

“Todos têm que ter segurança jurídica e previsibilidade com relação à forma como vão ser contratados. Hoje, há pouca informação com relação à precificação, à forma como as plataformas pagam seus trabalhadores. E os próprios trabalhadores também ficam sem muitas condições de terem seguros coletivos, implementarem ações coletivas, porque acabam tratando as coisas de forma individual”, destacou o parlmentar na tribuna da Câmara.

As divergências sobre a proposta do governo incluem a forma de remuneração, a contribuição previdenciária e a representação da categoria por sindicatos. O debate foi pedido pelo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Motoristas de Aplicativos, deputado Daniel Agrobom (PL/GO). 


A proposta do Executivo trancaria a pauta de votação do Plenário da Câmara a partir do dia 20 de abril, mas foi feito acordo com o governo para que o texto seja previamente analisado nas comissões de Trabalho, Indústria e Comércio e Constituição e Justiça, com prazo máximo de 20 dias em cada colegiado, totalizando 60 dias. Para isso, o governo retirou a urgência da matéria no plenário.

O PLP 12/24 é resultado de um grupo de trabalho que funcionou durante dez meses com a participação de representantes do governo, dos trabalhadores e das empresas. Mas há reclamações de vários segmentos de que não foram chamados para a negociação do texto. 

Caso seja escolhido relator em comissão, Gastão irá sentar com todos os interessados à mesa. “Acredito que o Parlamento é o local onde nós vamos ouvir todos os lados, ouvir os motoristas, ouvir as plataformas, ouvir os consumidores, para buscar equilíbrio e transparência no tocante a esse relacionamento”, disse.

O texto já foi despachado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, com a relatoria do deputado Augusto Coutinho (REPUBLICANOS/PE), além da Comissão de Trabalho e Comissão de Constituição e Justiça.

FIEC participa do “Ceará Está na Moda”, com programação diversificada

De 23 a 25 de abril, o Centro de Eventos do Ceará vai receber o Ceará Está na Moda (CEM), um evento focado em promover a inovação e a capacitação dos atores da produção dos setores de Confecção e Moda. O CEM é uma realização do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e promovido por instituições como SESC, SENAC, SESI e SENAI.

Além da Moda, o evento deve movimentar os setores de Turismo, Negócios e Eventos do estado, fortalecendo a imagem e a representatividade do Ceará no âmbito nacional, gerando postos de trabalho, com a implantação de um evento no calendário nacional. A expectativa é de que 5 mil pessoas visitem o CEM nos três dias, para conhecerem os mais de 100 expositores locais.

A FIEC está na moda

Como parte da programação, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará levará suas casas (SESI, SENAI e IEL) para o evento.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) vai realizar oficinas de: Modelagem Criativa, Modelagem Básica de Calçados, Tecendo a História, Tendências e Ideação, Manu Máquina e Moda Sustentável - formas criativas de consumo. Nos stands, os visitantes poderão ter acesso a uma planta da indústria 4.0, além de conhecerem o processo de desenvolvimento de um produto de moda através de um maquinário 3D, e também alguns outros processos da área do vestuário que estarão expostos.

Instituto de Tecnologia SESI SENAI Professor Ariosto Holanda, apresentará duas startups parceiras do Habitat de Inovação, mostrando suas soluções fruto dessa colaboração. Além disso, serão exibidos projetos envolvendo impressões 3D e scanner.

Museu da Indústria disponibilizará para exibição um tear manual de fabricação de redes, de madeira, que vem do acervo das Redes Ramalho, doação do Sr. Aloisio Ramalho.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) estará presente nos stands da FIEC, apresentando soluções voltadas para executivos e empresários do setor.

A moda no Ceará

Segundo dados do Observatório da Indústria (2023), o Ceará conta com 2.145 empresas formalizadas no setor da moda, gerando mais de 37 mil empregos - este setor ocupa a 4ª posição no ranking de geração de empregos no Ceará, e a 7ª no ranking do PIB estadual. O Censo da Moda (2020) indica que a maior concentração de empresas está nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, respectivamente.

Para o idealizador e presidente do IPDC, Afonso Júnior, “O CEM é um evento completo, que vai reunir todos os atores da cadeia produtiva, desde os expositores, que mostram as suas coleções e produtos, até os compradores, que vêm de todo o Brasil e do exterior, em busca de novidades e oportunidades de negócios. E ainda vai proporcionar conhecimento, com capacitação por meio das oficinas, palestras e desfiles de moda”, comentou.

Para estar à frente do CEM, seis embaixadores foram escolhidos. Pessoas que representam toda a complexidade, diversidade e criatividade da moda e do mercado cearense. São eles: Dane Holanda, do Maraponga Mart Moda; Wladia Cacau, da marca Vanilla; Renato Thomaz, da marca Água de Coco; Iury Costa, da marca Iury Costa; Claudênia Régia, da marca Diamantes; e Tathy Rabelo, a Rainha do Jeans.

O CEM contará com palestras de grandes nomes da moda local e nacional, que abordarão temas relevantes e atuais para o setor. Além disso, terá diferentes espaços dedicados a momentos estratégicos de conhecimentos e negócios, como:

  • Rodadas de negócios: o Sebrae e a Apex conduzirão as negociações entre os expositores e os compradores nacionais e internacionais, visando ampliar as oportunidades de exportação e de mercado interno.
     
  • Oficinas: um espaço dedicado ao ensino e aprendizagem da moda cearense, com programação gratuita, que abordará temas como design, modelagem, costura, bordado, estamparia, marketing, gestão, entre outros.
     
  • Salão da cultura: o Museu da rede contará a história contada dessa peça de tecido milenar, que tem origem indígena, sofreu influência portuguesa e africana, e até os dias atuais, continua sendo um elemento de identidade e de geração de renda para muitas famílias cearenses.
     
  • Salão do comércio: um espaço onde haverá uma mostra de polos regionais de todo o estado do Ceará com destaque na confecção de calçados e bolsas, lingerie, moda praia, cama mesa e banho, que representam a força e a diversidade da produção local.
     
  • Desfiles de moda: um palco que abrigará desfiles de moda com lançamento de coleções e criações de estilistas nacionais, que mostrarão as tendências e as novidades do mercado da moda.
     
  • Salão da economia circular: para abordar diversas vertentes de sustentabilidade, como o reaproveitamento de resíduos, a reciclagem, o upcycling, o slow fashion, entre outras, que serão apresentadas como fontes de renda e de preservação ambiental.
     
  • Trilha de capacitação: um espaço onde o Senac, um dos parceiros do evento, realizará uma série de cursos gratuitos, voltados para o empreendedor e o empresário, que abrangem temas como planejamento, finanças, vendas, atendimento, liderança, entre outros.
     

SERVIÇO
Ceará Está na Moda
Data: 23 a 25 de abril de 2024
Horário: Aberto ao público - 14h às 21:30
Local: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza (CE)
Informações: cearaestanamoda.com.br |  (85) 99835-1547

Açude Orós ultrapassa 70% de capacidade, melhor volume desde 2012


O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade nesta quarta-feira, 24. O reservatório registrou aporte considerável em 2024 e ultrapassou a marca de recuperação de 2023, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

Conforme dados do Portal Hidrológico, o Orós estava com 52,67% de sua capacidade em 1º de janeiro deste ano. Agora, em 24 de abril, o açude se encontra com 70,5%, um aporte de 17,83% em quase quatro meses, o que representa um aumento de 345,96 milhões de metros cúbicos de água.

Atualmente, o reservatório está com pouco mais de 1,367 bilhão de m³ acumulados, superior ao aporte máximo registrado em 2023, quando o açude alcançou 67,52% de sua capacidade (1,309 bilhão de m³), em 20 de maio daquele ano.

O Orós tem capacidade para 1,94 bilhão de m³ água, fazendo parte do trio de açudes dos Estado que comportam mais de 1 bilhão de m³, junto com o açude Castanhão (6,7 bilhões) e o açude Banabuiú (1,534 bilhão).

Em homenagem ao ciclo instrumental popular, Sesc inaugura Museu Orgânico Ana da Rabeca


Acredita-se que a rabeca, um instrumento de corda e arco, precursor do violino, seja de origem árabe, e que chegou ao Brasil por meio dos portugueses e espanhóis. Menos refinado em comparação ao violino, a rabeca se popularizou no nordeste brasileiro e foi o primeiro instrumento melódico de cordas utilizado no forró. Na localidade de Sítio Baixio dos Gaviões, no município de Umari, a Mestra Ana da Rabeca domina o instrumento, o que lhe rendeu diversos títulos, e agora será o próximo Museu Orgânico a ser inaugurado pelo Sesc em parceria com a Fundação Casa Grande, no sábado, 27, a partir das 15h.

Museu Mestra Ana da Rabeca será o primeiro Museu Orgânico do Sesc-CE a homenagear o ciclo instrumental popular do nordeste brasileiro. De acordo Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, é um museu que traz a tradição, o ciclo de diálogo e intercâmbio instrumental da nossa Região. “Ela é a única mulher rabequeira cearense, reconhecida como Mestra Tesouro Vivo do Ceará. E como rabequeira, Ana traz essa profundidade da história desse instrumento na cultura do Nordeste e na cultura do Ceará”, avalia.

Alemberg explica que os museus orgânicos ressaltam os diversos ciclos culturais, sociais e econômicos do Estado, como o ciclo do couro, representado por Mestre Espedito de Seleiro; o ciclo do algodão, com Mestre Dinha; o ciclo de Reis, com Mestre Antônio Luiz; o ciclo do açúcar, com o Museu do Doce de Madeilton, e agora, o ciclo dos instrumentos musicais, com a Mestra Ana da Rabeca. “O Sesc vem reconhecendo os territórios culturais e os ciclos, e dentro desses ciclos, os mestres”, reforça.

Ana e a rabeca

A primeira paixão musical de Ana foi a sanfona. Com as duas irmãs, Maria e Honorina, montou uma banda que trazia em seu repertório músicas dos anos 1960, muito xote, baião, valsa e choro, além dos clássicos do rei do Baião, Luiz Gonzaga. Mas para além da sanfona, Ana gostava de olhar o pai tocar a rabeca e aprendeu a afinar o instrumento com ele. "Quando ele soltava, eu pegava", conta Ana, em um levantamento histórico realizado pelo professor, escritor e pesquisador da cultura cearense, Gilmar de Carvalho.

Acabou ganhando do pai a rabeca, que não é bem uma rabeca de origem, mas um violino francês com certificação.  Certo dia, o violino acabou precisando de um conserto, feito por pai de Ana, que teve de desmanchar e montar novamente o instrumento, e com isso, acabou perdendo seu som agudo de violino e ganhando som mais grave, de rabeca.

Ana aprendeu a tocar ouvindo o pai. Aos 15 anos já havia desvendado o instrumento. A banda com as irmãs se desfez quando elas se casaram. Ana também casou, mudou-se para São Paulo e anos depois voltou para Umari, lugar onde se consagrou. Segundo Gilmar de Carvalho, Ana da Rabeca não compôs, mas tem um repertório rico.

Fundou a sua Escola de Música em 2019 e recebeu a certificação de Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em 2023. Na Escola, Ana repassa para crianças e adolescentes a sua arte e o seu saber. Em 2022 recebeu o título de Mestra da Cultura – Tesouro Vivo do Ceará. Foi premiada duas vezes pelo Ministério da Cultura como Mestra da Culturas Populares e pela Fundação Joaquim Nabuco com o prêmio de Economia Criativa pela fundação da Escola de Música.

Museus Orgânicos

O Museu Casa da Mestra Ana da Rabeca será o 17º museu orgânico inaugurado pelo Sesc. Eles são baseados no vínculo com a história e dos lugares onde vivem e atuam os mestres de cultura popular. O projeto nasceu com o amadurecimento da parceira com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços.

Para que se tornem Museus Orgânicos, os projetos passam por pesquisas e estudos consistentes a respeito de cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade.

Serviço

Inauguração Museu Casa da Mestra Ana da Rabeca

 Data: 27 de abril 

Horário: 15h 

Local: Sítio Baixio dos Gaviões - Umari

Deputados aprovam PL que assegura direitos às mulheres que sofrem perda gestacional e neonatal


Aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará projeto de lei (837/23) que assegura direitos às mulheres que sofrem perda gestacional e neonatal em estabelecimentos de saúde do Estado. A propositura é de autoria do líder do governo na Casa, deputado Romeu Aldigueri, e foi aprovada na sessão plenária desta quarta-feira (24). 

O projeto tem por objetivo determinar que os estabelecimentos de saúde do Estado assegurem direitos às mulheres que sofrem perda gestacional e neonatal, tais como a reserva dentro de suas enfermarias de espaços estruturais, ser informada sobre procedimentos médicos adotados, a escolha de ter ou não contato imediato com o natimorto após o nascimento,  bem como o respeito ao período de luto da mulher, dentre outros.  

 “A perda de um filho seja durante a gestação, no parto ou após o nascimento, é um acontecimento trágico, causando sérios danos à saúde mental da mulher. Por isso, é fundamental que os serviços de saúde se atentem ao sofrimento das mulheres que experimentam a perda de um bebê, aderindo aos princípios de humanização e igualdade, que são amplamente promovidos para a melhoria e restauração do bem-estar”, argumenta Aldigueri.

Além de preservar a integridade física e psicológica das mulheres que enfrentam perdas gestacionais nos estabelecimentos de saúde,  o projeto visa disseminar informações sobre as perdas gestacionais, a fim de fornecer apoio e orientação às mães que vivenciam essa dolorosa situação.

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová


No ponto de ônibus, Taís aguarda o transporte público, ansiosa pelo tempo que terá que esperar até chegar ao seu local de trabalho. No entanto, elsabe que usará esse tempo da melhor maneira possível: ouvindo textos bíblicos durante o trajeto.

“A Bíblia em áudio é muito prática e está alinhada aos desafios da vida moderna, como a falta de tempo”, diz Taís. “Escutá-la enquanto me desloco alivia o estresse, me proporciona conhecimento valioso e não permite que minha mente vagueie pelos problemas, tornando o meu dia muito mais positivo”.

As Testemunhas de Jeová produzem a Bíblia em áudiodesde 1978, disponibilizando as gravações em dezenas de idiomas. Recentemente, a versão completa em áudio da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada em portuguêsfoi finalizada e pode ser acessada gratuitamente no site jw.orgEla é resultado de um projeto iniciado em 2015 na sede das Testemunhas de Jeová no Brasil, localizada na cidade de Cesário Lange, no interior de São Paulo.

O projeto usou cerca de 560 vozes para tornar os relatos bíblicos dinâmicos, emocionantes e cheios de vida. “Os leitores eram incentivados a estudar o personagem e o contexto do trecho a ser gravado por fazerem pesquisas e responderem a perguntas como: ‘Quem sou eu?’, ‘Como estou me sentindo no momento?’, ‘O que quero alcançar com essa fala?’, ‘Quero motivar, repreender ou consolar?’”, detalha Leandro Ramos, que participou na produção da Bíblia em áudio.

Interpretar os sentimentos dos personagens, garantir a exatidão na pronúncia das palavras e no significado do conteúdo e tornar a leitura vívida, mas sem dramatizar, foram os principais desafios. “Esperamos que o áudio ajude os ouvintes a passarem mais tempo em contato com os pensamentos da Bíblia. Não apenas em situações formais de estudo, mas também em situações informais, como ao limpar a casa, ir para a escola ou para o trabalho”, afirma Leandro.

A Bíblia em áudio destaca-se também pelo seu poder de alcance. Crianças, jovens, adultos e idosos, bem como pessoas cegas ou com dificuldades de leitura, podem usufruir da Bíblia em áudio de maneira independente.

Para ouvir a Bíblia completa em áudio gratuitamente, visite o site oficial das Testemunhas de Jeová, o jw.org e clique em “Leia a Bíblia on-line”. Você também pode fazer o download gratuito do aplicativo JW Library.


Servidores do Detran encerram greve


Os servidores do Detran realizaram assembleia geral e decidiram voltar ao trabalho. 

O comando de greve ficou reunido no Abolição, até o início da madrugada de hoje, 24. O acordo foi fechado. 

A tabela de progressão funcional foi reajustada e vai custar R$ 36 milhões. 

Os serviços já voltaram ao normal na sede do Detran e nos postos em todo o Estado. 

Semana Mundial de Vacinação: Saúde do Ceará realiza eventos sobre importância da imunização em todas as idades


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza, até o próximo dia 26 mobilizações e eventos para promover a Semana Mundial de Vacinação, inspiradas em iniciativas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A programação começou no último sábado (20) com o Dia D de vacinação.

Hoje, acontece o segundo dia do Simpósio sobre a Importância da Vacinação em todas as idades. O Calendário Nacional contempla 20 imunizantes que protegem os brasileiros em todos ciclos de vida, considerando o público de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. 

Além da dose contra influenza, os cearenses podem atualizar o calendário nacional de vacinação, considerando a própria faixa etária, e conferir quais imunizantes devem tomar. 

O secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Antonio Lima Neto, ressaltou o alerta para que os responsáveis por crianças que tenham entre 6 meses e 14 anos as levem para tomar a vacina contra influenza.