domingo, 1 de fevereiro de 2026

Elmano: “Eu vou dizer o que o Cid, o Camilo, a Izolda e eu fizemos. Eles vão dizer o que fizeram.”

O governador Elmano de Freitas tem sido questionado sobre os candidatos de oposição, os ataques sofridos nesta pré-campanha e o destino político de Cid Gomes. “Sou filho da paciência, paciente”, responde sempre. Elmano não demonstra pressa. Pelo contrário, sorri e segue o roteiro.

Aos mais íntimos, Elmano confessa que tem vontade de debater com Ciro Gomes, mas não acredita que ele entre, de fato, na disputa. O deputado José Guimarães avalia que é “hora de acabar com essa fase da política do Ceará”. Líder do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara Federal, Guimarães sustenta que Cid ficará de um lado — ao lado de Camilo Santana e Elmano — enquanto Ciro caminhará com os bolsonaristas. “Isso precisa ficar claro”, declarou.

Em entrevista ao radialista Beto Guerra, referência de audiência no município de Sobral, Ciro afirmou que ainda “não é pré-candidato”, alegando que “a cabeça e o fígado mandam”, por se sentir traído. Ele segue sustentando a tese de que foi enganado por Camilo e Cid em 2022 e que sofreu a maior derrota política da sua trajetória. “Fui o terceiro colocado em Sobral. Sempre fui o mais votado para presidente”, disse ao radialista, que foi a Fortaleza, de paletó, gravar a entrevista.

Enquanto isso, Elmano segue com sua agenda de entregas pelo Ceará. O senador Eduardo Girão, candidato apoiado por Michelle Bolsonaro, faz campanha no Cariri no fim de semana. Ciro estará na região no dia 7 de fevereiro, quando receberá o título de cidadão de Juazeiro do Norte e participará de um encontro das oposições no auditório da Câmara Municipal, organizado pelo chamado “café das oposições”, liderado pelo deputado Felipe Mota..