quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Governador Elmano de Freitas participa da aula inaugural do Curso de Formação para 80 novos oficiais da PMCE

Mais um passo foi dado no caminho de fortalecimento da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (21), da aula inaugural do Curso de Formação para 80 novos oficiais da PMCE. Na ocasião, também teve início o Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da PMCE.

A agenda marca o começo de novos ciclos de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A iniciativa fortalece a qualificação profissional e contribui para o aprimoramento das ações de segurança pública no estado. O governador Elmano de Freitas enfatizou a satisfação em ver uma nova turma de oficiais iniciando a formação.

“O sentido da Academia é podermos conviver para aprender uns com os outros. É uma experiência muito rica. Aqui, é possível trocar experiências entre si para ajudar essa instituição [PMCE] a se tornar cada vez mais forte”, pontuou. Dirigindo-se aos cadetes, o governador ainda ressaltou: “Tenho certeza de que os senhores prestarão um serviço muito importante ao povo cearense”.

A cerimônia também contou com a presença do secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Alzir Chaves; do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; do chefe da Casa Militar do Ceará, coronel Alex Ferreira; do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), delegado Leonardo Barreto; além de outras autoridades.

Formação de cadetes

Esta é a terceira turma do concurso para oficial da PMCE realizado em 2023. A formação possui carga horária de 4.742 horas-aula, com duração de dois anos, reunindo conteúdos voltados ao desenvolvimento técnico, operacional e humano.

O secretário-executivo da SSPDS, Alzir Chaves, oficial da Polícia Militar do Rio de Janeiro há 40 anos, relembrou sua experiência e destacou a importância desse momento. “Eu lembro como se fosse hoje: a primeira semana foi extremamente desgastante, difícil, mas também de celebração”, contou. “Ressalto que, quanto mais duro for o treinamento, mais fácil será a batalha”, completou.

A primeira turma, composta por 146 cadetes, conclui a formação em março deste ano. Já a segunda turma, com 63 cadetes, concluirá, em março, o primeiro semestre do curso de formação. Ansioso para receber os novos oficiais bem treinados nas ruas, o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, destacou a importância da turma que estava à sua frente. “Aqui, diante de nós, está o futuro. Homens bravos e fortes que estarão nas ruas fazendo a diferença diariamente após a formação”, pontuou.

Entre as disciplinas ministradas neste 1º semestre, destacam-se: Fundamentos de Língua Brasileira de Sinais; Curso de Condutor de Veículo de Emergência; Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social; Relacionamento Interpessoal; além de Espanhol e Inglês.

Responsável pelo treinamento, o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, agradeceu os investimentos que a segurança pública tem recebido. “Neste momento festivo, o nosso agradecimento é por todos os investimentos que têm sido feitos nos últimos anos na segurança pública. Esse reforço dado à área tem mostrado resultados. Eles aparecem com a nossa máxima dedicação”, pontuou.

Leonardo Barreto também destacou a felicidade em receber os cadetes. “Aqui, neste treinamento, estamos cumprindo, realizando e transformando sonhos em realidade”, afirmou. “Mais de 16.500 jovens candidatos queriam estar aqui hoje ingressando na gloriosa PMCE e são esses cadetes que estão. Que essa nossa missão reverbere em mais paz e segurança para o povo cearense”, concluiu.

Curso de superiores

O Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da PMCE é destinado a oficiais superiores da Polícia Militar do Ceará e de corporações coirmãs de outras unidades da Federação, indicados por suas instituições, com foco na habilitação para ascensão funcional ao posto de coronel do Quadro de Oficiais Combatentes.

Com a primeira turma composta por 25 participantes, a formação possui carga horária de 476 horas-aula, com duração de quatro meses, abordando conteúdos estratégicos e de gestão voltados à segurança pública.

Entre as disciplinas ofertadas estão: Processo Decisório; Gerenciamento Estratégico e Integrado de Eventos Complexos; Governança em Segurança Pública; Inteligência Estratégica em Segurança Pública; Gestão por Resultados na Segurança Pública; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança; Planejamento Estratégico de Defesa Civil; Educação Física Militar; e Tiro Policial Defensivo.