A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará, inauguram, nesta terça-feira (27/1), às 7h30, o Centro de Hemodiálise da Santa Casa. A unidade tem capacidade para realizar até 2 mil sessões por mês, com atendimento a 20 pacientes simultaneamente. O prefeito Evandro Leitão e o governador Elmano de Freitas participam da entrega do novo espaço.
Pela primeira vez, a Rede Municipal de Saúde terá um serviço próprio de hemodiálise. Até a Prefeitura de Fortaleza assumir a gestão da Santa Casa, em julho de 2025, os serviços de hemodiálise eram ofertados por clínicas particulares. Com a inauguração do novo Centro, o atendimento passa a ser totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço conta com equipe multiprofissional, formada por médicos nefrologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionistas e equipes administrativas.
Desde julho de 2025, a Prefeitura de Fortaleza já reativou 230 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da reativação de nove salas cirúrgicas, ampliando o acesso a procedimentos eletivos e de urgência. Além disso, implantou um novo Centro de Imagem, que oferta exames como tomografia, radiografia, mamografia e densitometria óssea, entre outros. Em menos de seis meses sob a gestão municipal, a Santa Casa contabilizou mais de 27 mil atendimentos gratuitos à população, sendo 19.599 exames, 5.057 consultas, 1.493 internações e 1.721 cirurgias.
*Serviço*
Inauguração do Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Fortaleza
*Data:* terça-feira (27/1)
*Horário:* 7h30
*Local:* Santa Casa de Fortaleza (Rua Barão do Rio Branco, 20 - Centro)
