quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Fígado não é um bom conselheiro


O projeto de reeleição do governador Elmano de Freitas prevê uma aliança com a federação formada pelo PP e pelo União Brasil

Os desafios de governar são enormes e não cabem mágoas, ressentimentos nem picuinhas locais. O tempo ensina que agir com o fígado nunca é um bom caminho. Foi assim em 2022. À época, o próprio Ivo Gomes criticou o onirismo de Ciro Gomes, afirmando que ele agia movido pelo fígado.

O projeto de reeleição do governador Elmano de Freitas prevê uma aliança com a federação formada pelo PP e pelo União Brasil. De Sobral, o prefeito Oscar Rodrigues e seu filho, o deputado Moses Rodrigues, lideram o União Brasil no Ceará, contam com o apoio do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e de sua filha, Fernanda Pessoa. Segundo Moses Rodrigues, que pretende disputar o Senado Federal, o grupo integra a aliança que apoiará Elmano.

A pergunta feita nos bastidores é direta: quais foram os reais motivos que levaram Ivo Gomes a declarações tão contundentes e precipitadas, se ele participa de um projeto maior? Um projeto que, na visão do seu irmão, o senador Cid Gomes, garante políticas públicas transformadoras. Foram Cid e seu grupo que iniciaram projetos estruturantes como a educação em tempo integral, o ITA, os hospitais regionais, o Cinturão das Águas e as ações em hidrogênio verde. Para aliados, esses projetos são maiores do que disputas locais ou interesses de umbigo.