O Governo do Ceará lançou, nesta última semana, durante o Fórum de Saúde Digital, o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS do Ceará (Cieges-CE). O anúncio reuniu gestores estaduais, representantes do Ministério da Saúde, membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e dos Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
Segundo a médica infectologista e coordenadora de Projetos Estratégicos de Tecnologia da Secretaria da Saúde do Governo do Ceará, Melissa Medeiros, o Cieges-CE chega para compilar e analisar dados de diversas fontes, transformando números brutos em painéis de monitoramento e informações estratégicas.
O Cieges-CE é o 16º a ser implantado no país, em parceria com o Conass, e chega num demonstrativo de como a gestão pública pode se modernizar e se tornar mais eficiente através do uso de dados. Melissa Medeiros exemplifica o funcionamento do Cieges.
De acordo com a coordenadora, o lançamento só foi possível porque a gestão estadual consolidou duas diretrizes centrais: transparência e decisões fundamentadas em dados. Ela ressalta a importância de os sistemas públicos serem cada vez mais tecnológicos. Para Melissa, a inovação chega para contribuir com a eficiência da gestão da saúde no Ceará.
