sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Reconhecimento histórico: Câmara de Fortaleza conquista Selo Diamante em Transparência Pública


A Câmara de Fortaleza conquistou, pela primeira vez na história, o Selo Diamante em Transparência Pública — certificação mais alta do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).


O compromisso com a transparência e a boa gestão dos recursos públicos tem sido a marca da atual gestão da Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Leo Couto (PSB).


O resultado foi publicado nesta quinta-feira, 4, no Radar Nacional da Transparência Pública, colocando a Câmara de Fortaleza em destaque entre as Casas Legislativas do Brasil, com índice de 95,8% alcançado nos critérios do Programa.


Em todo o País, apenas cinco Câmaras Municipais de capitais conquistaram o reconhecimento máximo. São elas: Fortaleza, São Luís, Aracaju, Rio de Janeiro e Vitória.


Na edição do PNTP de 2025, mais de 10 mil portais de órgãos públicos foram avaliados em todo o Brasil. Ao todo, 2.912 portais foram certificados, sendo 998 com o Selo Diamante, 1.082 com o Selo Ouro e 832 com o Selo Prata.


Esforço conjunto e reconhecimento


Para Leo Couto, a medida chancela os esforços empreendidos pela Câmara de Fortaleza durante todo o ano de 2025 para melhorar a acessibilidade na disponibilização dos dados públicos da Casa, com informações detalhadas de contratos, licitações, servidores, receitas e despesas, para que toda a população consiga acompanhar e compreender.


“Esse Selo é o resultado de muito trabalho desde o início do ano. Agradecemos a todos os vereadores, colaboradores, todos que fazem a Câmara de Fortaleza, porque esse destaque reflete um trabalho conjunto. Um reconhecimento à altura da Poder Legislativo da quarta Capital do País. Por isso, nosso sentimento é de dever cumprido”, ressaltou.


“Começamos o ano com muitos desafios, mas estamos terminando 2025 com muitas conquistas e boas expectativas para os próximos anos”, complementou o presidente Leo Couto.


Com a conquista, a CMFor passa da categoria Prata para Diamante no prazo de um ano.


O caminho para o Selo Diamante


O controlador da Casa, Keldison Lima Abreu, detalhou a jornada de melhorias que permitiu a elevação da nota em transparência.


“Desde o início de janeiro, logo na primeira reunião, o presidente Leo Couto pediu prioridade na questão da transparência. E iniciamos os trabalhos já no começo de janeiro. A cartilha com os critérios foi disponibilizada em abril do ano vigente, e, nesse mesmo período, começamos a implementar todas as melhorias necessárias para que a Câmara conseguisse sair do Selo Prata para o Selo Diamante”, destacou o controlador da Casa, Keldison Lima Abreu.


Entre as ações que podemos destacar como principais para a conquista do Selo estão:


* Divulgação dos dados dos processos referente a prestação de contas;

* Divulgação da Plano de Contratações Anual;

* Divulgação da relação dos licitantes e/ou contratados sancionados administrativamente;

* Disponibilização da Ondem cronológica dos pagamentos;

* Disponibilização da lista das votações nominais;

* Implementação da E-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão);

* Carta de serviços ao Usuário;

* Publicação da Política de Privacidade e Proteção de Dados;

* Acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos estruturados e legíveis por máquina;

* Regulamentação da Leis Federal nº 14.129-2021 (Lei do Governo Digital);

* Realização e divulgação dos Resultados de Pesquisas de Satisfação;

* Inclusão de informações referentes a página relativa a remuneração dos servidores;

* Inclusão de documentos da fase interna dos Processos Licitatórios;

* Disponibilização de informações pormenorizados do Acordos de Cooperação Técnica celebrados por esta Casa Legislativa;

* Disponibilização da série histórica das informações institucionais dos últimos três anos. 

A conquista do Selo demonstra o compromisso com a transparência, conforme destaca Keldison.


“A Câmara passa mais confiança à sociedade, já que todas as áreas, quer seja a parte de despesa, a parte legislativa, parte de contratos, estão disponibilizadas no Portal da Transparência para que toda a população tenha acesso”.


Segundo Keldison Lima, agora o desafio da Casa é melhorar sempre os mecanismos de trabalho para manutenção da nota máxima em transparência pública. “Todos os anos aparecem novos critérios, e precisamos nos adequar de forma contínua. Além disso, existe o critério da série histórica, que exige que o portal esteja atualizado com as informações dos últimos três anos.”


A solenidade de entrega da certificação ocorre na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, no Tribunal de Contas do Ceará (TCE).