Nesta segunda-feira (29), o Governo do Ceará lançou o Laboratório de Juventudes (LabJuv). A iniciativa integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), um projeto da Casa Civil, e será executada em parceria com a Secretaria da Juventude (Sejuv). O investimento supera R$ 20 milhões, com foco em jovens de 18 a 29 anos.
A cerimônia contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero, do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, do coordenador do PReVio, Avilton Júnior, e da secretária da Juventude, Adelita Monteiro, além de outras autoridades.
Ao discursar, o chefe do Executivo Estadual ressaltou que os jovens participantes do LabJuv serão chamados a atuar como protagonistas em suas comunidades, com a implementação de programas de impacto. “Estou muito feliz por estarmos realizando mais uma ação importante de prevenção à violência no estado do Ceará. Eu tenho certeza de que esse é um trabalho fundamental, pois serão contempladas comunidades onde os índices de violência ainda continuam elevados”, disse o governador.
Conforme Elmano, para além do trabalho de repressão, com o enfrentamento ao crime organizado, o Estado mantém o compromisso de atuar na prevenção. “Nós vamos continuar reforçando o trabalho de repressão, de enfrentamento ao crime organizado, mas também queremos ampliar o trabalho de prevenção, garantindo oportunidades a esses jovens. É isso que estamos fazendo hoje”.
Jade Romero, vice-governadora, falou da importância dos investimentos, que vão oferecer oportunidades aos jovens. A gestora também destacou a força desse público para mudar o futuro, fazer diferente e melhorar a vida das pessoas. “Esse investimento vem em um momento importantíssimo. Vem quando o Estado é decisivo e crucial para o destino dessa juventude. Governador, parabéns por dar o pontapé em mais essa iniciativa, além de tantas outras que temos para a nossa juventude”, frisou.
À frente da Casa Civil do Governo do Ceará, pasta à qual o PReVio está vinculado, Chagas Vieira definiu o lançamento do edital como um momento de muita felicidade. “Esse é um projeto que é referência no Brasil, considerado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) como a mais importante iniciativa de prevenção à violência, com vários eixos executados. Portanto, quero parabenizar todos que participaram da concepção e da execução e dizer que o Governo do Ceará vai continuar, por meio da Casa Civil, cada vez mais presente, promovendo a interação com todas as secretarias. Dessa forma, conseguimos verdadeiramente prevenir a violência”.
O projeto será desenvolvido em duas edições, cada uma com duração de 11 meses, e tem como meta beneficiar, ao todo, 2.400 jovens nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, territórios impactados pela violência.
Localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Maranguape será a quarta cidade contemplada. O prefeito da cidade, Átila Câmara, esteve presente na cerimônia, agradeceu a parceria e falou da importância do LabJuv no apoio a projetos que já vêm sendo desenvolvidos nos territórios. “A gente vai chegar a algo que já é trabalhado no coração da comunidade, levando a expertise do Estado, um olhar mais técnico e, acima de tudo, recursos, oportunidades e financiamento, para que a juventude saiba que é capaz, que tem alguém estendendo a mão. E isso é muito importante”, afirmou




