terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Elmano quer encarar o Ciro nos debates em 2026

O governador Elmano de Freitas é reservado quando o assunto é  campanha eleitoral de 2026. Evita falar diretamente sobre o processo eleitoral, mas acompanha de perto a movimentação da base aliada. Considera legítimas as articulações e a disputa por espaços. “É natural e fico feliz em ter dez pré-candidatos ao Senado e cinco a vice”, afirma.

Perguntei ao governador quem ele gostaria de enfrentar nos debates na sua caminhada rumo à reeleição. Ele foi direto: “O que vier. Eles colocam os nomes. Sei que será o debate de quem faz, entrega e cuida das pessoas contra os que só falam mal e fazem fake news”.

Elmano avalia com inteligência o cenário político e percebe que não é o alvo preferencial da oposição. Com índices superiores a 70% nas pesquisas, o foco dos ataques tem sido o PT e o ministro Camilo Santana. “Lamento a inveja contra Camilo por ele ter se tornado uma liderança no Ceará e no Brasil, ao lado de Lula e Cid”, confidencia.

O governador administra com habilidade a relação com Cid, Lia, Lúcio e Ivo Gomes. Manteve cordialidade até mesmo com Ciro Gomes, até o momento em que Ciro passou a atacar o Governo do Estado, após sua aproximação com a extrema-direita na campanha para prefeito de Fortaleza, quando foi derrotado ao apoiar André Fernandes.