Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) promove a Semana dos Direitos Humanos. A iniciativa, realizada de 8 a 12 de dezembro, reforça o compromisso coletivo do estado com uma sociedade mais justa e humana.
A abertura da Semana será marcada pela solenidade ‘Por um Ceará mais Humano’, na tarde da próxima segunda-feira (8), na sede da Secretaria, no bairro José Bonifácio, em Fortaleza. O evento conta com palestra da professora Zuleide Queiroz, entrega da comenda “Defensores dos Direitos Humanos” e das homenagens aos “Agentes da Memória”.
Os homenageados de 2025 da comenda são: Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza – CDPDH; Hélio Das Chagas Leitão Neto; Inocêncio Rodrigues Uchôa; Maria José Lima De Carvalho Rocha Barroso (in memoriam); Rosa Maria Ferreira Da Fonsêca (in memoriam).
Na manhã da terça-feira (9), será celebrada a entrega da reforma do Instituto dos Cegos, localizado na capital. A instituição foi contemplada com investimento de quase 1 milhão de reais do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FEICE), um importante instrumento vinculado à Sedih que beneficia pessoas idosas no Ceará.
Também no dia 9/12, a Sedih inicia o projeto Lugares de Memória, que visa a instalação de placas em locais de memória do período da ditadura militar. A primeira será instalada em sala da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em momento realizado às 14h.
Mutirão dos Direitos Humanos: um dia de serviços na Sedih
Na quarta-feira (10), a Sedih promove um mutirão de atendimento aberto ao público em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. A programação será realizada das 9h às 16h, oferecendo diversos serviços e orientações à população, garantindo o acesso à direitos e à cidadania.
“A Semana dos Direitos Humanos é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a promoção e a defesa dos direitos para todas as pessoas. Nossas ações são transversais e buscam fortalecer a consciência sobre a importância da dignidade e da inclusão em todos os espaços da sociedade, mostrando que trabalhar por um Ceará mais humano é uma responsabilidade coletiva.”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.
Promover lazer adaptado para pessoas com deficiência também é assegurar direitos humanos, e na quinta-feira (11), a Estação Praia Acessível de Aquiraz será palco de uma ação especial, voltada a pessoas que integram instituições sociais do munícipio.
A programação se encerra na sexta-feira (12), com o Cine Memória e Verdade, atividade interna promovida para os colaboradores da Sedih.
