O Governo do Ceará apresentou, nesta quinta-feira (13), na Zona Verde da 30ª Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Ceará (IEGEE-CE). O documento técnico, elaborado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), sistematiza os dados sobre as emissões e remoções de gases de efeito estufa, no período de 2018 a 2023, em território cearense. As autoridades que conduziram a apresentação foram o governador do Ceará, Elmano de Freitas; a titular da Sema, Vilma Freire; e o secretário executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, também esteve presente.
O Inventário atende aos dispositivos da Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (Lei nº 16.146/2016) e aos compromissos assumidos pelo Governo do Estado com as agendas climáticas nacionais e internacionais, como a Race to Zero e a Under2 Coalition, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A metodologia adotada — o Protocolo Global para Inventários de Emissões na Escala da Comunidade (GPC) — garante comparabilidade, transparência e consistência dos dados, permitindo ao Ceará alinhar-se às melhores práticas globais em planejamento climático.
“Os dados sobre as emissões no Ceará servirão como base para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à mitigação das mudanças climáticas, reforçando o compromisso do Estado com a sustentabilidade e a transição para uma economia de baixo carbono”, explicou Elmano de Freitas, durante a apresentação no espaço Brasil Nordeste, estande do Consórcio Nordeste na Conferência.

