As rusgas entre o senador Cid Gomes (PSB) e uma ala do PT ficaram evidentes na eleição de Santa Quitéria. O embate, que se repete há várias campanhas, escapa ao controle de Camilo Santana e Elmano de Freitas.
A ala majoritária do PT, liderada pelo deputado José Guimarães — líder do governo Lula na Câmara — e o grupo de Cid, vice-presidente do PSB no Ceará e líder da bancada do partido no Senado, trocam empurrões políticos desde 2022.
Naquele ano, Cid e Ciro criticaram a candidatura de Lula, e o atrito se aprofundou após Ciro romper com o grupo que apoiava o projeto hoje conduzido por Camilo, Elmano, Evandro e o próprio Cid.
Na eleição de Santa Quitéria, duas declarações acirraram o clima. Cid disse esperar “respeito ao resultado da eleição” e provocou: “Quero saber se vão levar para o tapetão.” Já Guimarães rebateu em tom firme: “Pediram para eu não vir aqui. Vim e vamos vencer os que querem se eternizar no poder em Santa Quitéria.” Ele concluiu afirmando que Lígia Protásio é a candidata de Lula, Camilo, Elmano e Evandro.