quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Produção orgânica e oficinas marcam abertura do I AgroSobral


O I AgroSobral começou nesta quarta-feira (15/10), reunindo produtores, técnicos, gestores públicos e pesquisadores no Centro de Convenções de Sobral.


Com 90 expositores durante os três dias de programação — sendo 60 participantes da Bodega de Oportunidades —, o evento deve movimentar cerca de R$ 1,5 milhão em negócios e divulgar o potencial produtivo do Norte do Ceará.



A programação também contou com oficinas de corte e processamento de carne bovina, realizadas na carreta do SENAR, oferecendo capacitação prática aos participantes.


Orgânicos

Entre os expositores, o produtor José Gonçalves, mais conhecido como “Zé do Crato”, compartilhou a experiência da Cooperativa Nutrivalle, instalada no perímetro irrigado Baixa Acaraú, que há 14 anos reúne agricultores da região. “Nosso carro-chefe é a acerola orgânica, que é produzida e comercializada para empresas como a Nutrilite. Também produzimos coco, banana e caju, com vendas locais”, relatou.


Para Zé do Crato, a valorização dos produtos orgânicos e o equilíbrio nos preços pagos ao produtor são essenciais para manter as famílias no campo. “O produto orgânico é naturalmente mais valorizado, mas ainda há uma diferença muito grande entre o valor pago na roça e o preço final no comércio”, afirmou.


O secretário da Pecuária de Sobral, Emerson Pinto, reforçou que o evento nasce com o propósito de fortalecer o diálogo entre os diferentes segmentos do agronegócio. “O I AgroSobral é um marco para o município. Queremos que ele se torne um espaço permanente de conexão entre produtores, técnicos e instituições, impulsionando o desenvolvimento do campo sobralense”, destacou.


Com entrada gratuita, o I AgroSobral segue até sexta-feira (17/10), com palestras, oficinas e feira de produtos regionais.


O evento é uma promoção e realização do Instituto Future e da Prefeitura de Sobral, por meio das Secretarias da Agricultura e Pecuária. O I AgroSobral conta com apoio institucional da Embrapa e do Instituto Federal do Ceará (Campus Sobral), além do apoio do Sistema OCB, da Associação dos Criadores da Zona Norte, do Sebrae e da Faec/Senar/Sindicato Rural. O patrocínio é do Ministério da Agricultura e Pecuária.