A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), destacou, em suas redes sociais, os avanços do Programa Dignidade Menstrual no município e os benefícios que a iniciativa tem trazido às estudantes da rede pública local. Nesta sexta-feira (3), Patrícia comemorou os resultados alcançados neste ano, que já incluem duas grandes etapas de distribuição de absorventes, com impacto direto na saúde, bem-estar e autoestima de centenas de alunas.
“O Programa Dignidade Menstrual está fazendo a diferença na vida das nossas estudantes. No total, mais de 6 mil pacotes de absorventes foram entregues, beneficiando 1.504 alunas de nossa rede”, afirmou a gestora.
Segundo a prefeita, uma nova fase da ação está prevista para outubro, com a distribuição de mais 3 mil pacotes de absorventes. A iniciativa busca não apenas fornecer itens básicos de higiene, mas também promover dignidade, saúde e tranquilidade para as adolescentes em idade escolar.
PROGRAMA DIGNIDADE MENSTRUAL
A ação é uma política pública do Ministério da Saúde, lançada em janeiro de 2024, com o objetivo de combater a pobreza menstrual e ampliar o acesso a produtos de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade ou de baixa renda.
Em seu primeiro ano de execução, o programa beneficiou 2,1 milhões de pessoas em todo o país, com a distribuição de 240,3 milhões de absorventes. O investimento federal totalizou R$ 119,7 milhões.
As entregas são feitas por meio da rede do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o território nacional. A primeira distribuição ocorreu em Jaboticabal (SP) e desde então, a ação tem alcançado comunidades urbanas e rurais em todas as regiões do Brasil.