O prefeito em exercício, oel Barroso (PSB) foi eleito prefeito de Santa Quitéria neste domingo (26) após obter 53,21% dos votos válidos e vencer as concorrentes Cândida Figueiredo (União) e Lígia Protásio (PT). As eleições suplementares foram convocadas no município depois que o prefeito eleito em 2024, Braguinha (PSB), foi cassado pela Justiça Eleitoral. Joel é filho de Braguinha.
Joel foi considerado matematicamente eleito às 18h43, com 84,6% dos votos apurados. Já com 100% das urnas apuradas, Joel obteve 13.161 votos, enquanto Lígia conseguiu 6.218votos (25,14%) e Cândida obteve 5.356 votos (21,65%).
O prefeito eleito neste domingo, Joel Barroso, é o atual prefeito interino do município. Ele assumiu o cargo porque era o presidente da Câmara de Vereadores quando o pai, José Braga Barroso, o Braguinha, foi preso no dia 1º de janeiro de 2025, horas antes de tomar posse para seu segundo mandato.
Depois de preso, Braguinha foi cassado pela Justiça Eleitoral em julho por abuso de poder político e econômico, acusado de ter recebido apoio da facção Comando Vermelho (CV), que ameaçou apoiadores da oposição, ofereceu drogas em troca de votos durante a campanha e intimidou eleitores.
O pleito neste domingo aconteceu sob um forte esquema de segurança: mais de 200 policiais militares e 40 policiais civis estiveram na cidade, além de equipes de mais de 200 homens do Exército, equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e até a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O pai do prefeito eleito, foi cassado, porque era acusado, entre outras coisas, de ter sido favorecido pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), que agiu para comprar votos a favor do político e intimidar eleitores.
As ações a favor de Braguinha foram ordenados direto do Rio de Janeiro por Anastácio Paiva Pereira, conhecido como Doze, descrito como líder do Comando Vermelho no sertão central do Ceará. Ele é natural de Santa Quitéria.
Sob ordens de Doze, membros do Comando Vermelho ameaçavam cabos eleitorais que trabalhavam na campanha de Tomás Figueiredo, que disputou a prefeitura de Santa Quitéria contra Braguinha. As ameaças eram enviadas por mensagens de WhatsApp e por pichações nos muros das casas dos apoiadores de Figueiredo.
A decisão da juíza eleitoral de Santa Quitéria de aceitar o registro da candidatura do atual prefeito Joel Barroso, fez as duas candidatas pedir a anulação da eleição. A decisão será do TRE.
