quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Ciopaer completa 30 anos de serviços prestados aos cearenses

Criada em outubro de 1995, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) comemorou, nesta terça-feira (14), 30 anos de serviços prestados ao povo cearense. A data, celebrada em evento em Fortaleza, contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará; coronel Sinval Sampaio; do coordenador da Ciopaer, Marcus Costa; entre outras autoridades.

Acredito que a palavra para definir esse evento é gratidão. Gratidão pela Ciopaer que se dedica ao povo cearense há 30 anos, que salva vidas. Temos à disposição uma das melhores máquinas no mundo, mas nada disso funciona se não houver valorização de homens e mulheres aqui presentes. A Ciopaer vai continuar com todo o apoio do Governo do Estado para continuar protegendo a população e salvando vidas”, destacou Chagas Vieira.


Atualmente com cinco bases distribuídas de forma estratégica em todo estado (Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá), a Ciopaer conta com 246 colaboradores. A Coordenadoria possui, ainda, a primeira frota nacional de aeronaves com dois motores e voos por instrumentos, além da quarta frota nacional no geral em quantidade total de aeronaves (ambos os dados entre órgãos estaduais e federais de Segurança Pública).

Roberto Sá lembrou a força da Ciopaer dentro do mecanismo e da estrutura da segurança pública cearense. “Parabéns aos nossos veteranos que deram início à aviação policial no Ceará, o que nos permite ter hoje uma aviação referência no Brasil e que nos faz salvar vidas. Podemos dizer que, quase que diariamente, podemos salvar uma vida graças a Ciopaer”, disse.


Realizando diversos serviços como resgate em sinistros e meio líquido; busca e salvamento; aeromédico; transporte de órgãos e patrulhamento, a Coordenadoria possui, em média, 2 mil horas de voo por ano. Durante a pandemia da covid-19, a Ciopaer cumpriu papel fundamental com o transporte de vacinas por todo o Ceará. Os profissionais também atuaram no atendimento às vítimas das enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul em 2024.