No Ceará, a luta contra a fome se transforma em ato coletivo, em gesto de esperança. Com o propósito de valorizar e destacar a culinária popular por trás das refeições distribuídas diariamente, o Governo do Estado realiza, nos dias 15, 16 e 18 de outubro, a 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Para celebrar o Ceará Sem Fome, o governador Elmano de Freitas, a presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome e primeira-dama do Estado, Lia de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, e outras autoridades participaram de solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (15).
Ao discursar, o governador Elmano de Freitas falou da importância do programa, que atende cearenses nos 184 municípios do estado. “É um orgulho muito grande estarmos aqui no Festival do programa Ceará Sem Fome, um programa que já distribuiu milhões de refeições ao povo cearense e que conta com cozinhas instaladas nos 184 municípios do Estado do Ceará, garantindo apoio às famílias – seja com um almoço oferecido, seja com cartões que beneficiam mais de 45 mil famílias”, disse. “Portanto, uma colaboração imediata, mas que vem acompanhada de um trabalho de qualificação profissional para o empreendedorismo e para o emprego”, acrescentou.
O evento também é marcado pelas comemorações do Dia Mundial da Alimentação – ocasião em que o Ceará foi escolhido, de forma inédita, para sediar a celebração oficial da data pela Organização das Nações Unidas (ONU). A escolha conta com representantes das agências especializadas em Alimentação e Agricultura (FAO), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Programa Mundial de Alimentos (WFP).