A assessoria da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) informa que as audiências judiciais dos brasileiros e brasileiras detidos ilegalmente em Israel foram concluídas neste domingo (05/10). Com essa etapa encerrada, as autoridades israelenses podem iniciar os procedimentos de deportação, embora ainda não haja confirmação oficial sobre prazos ou condições.
De acordo com a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, a expectativa é de que informações sobre os voos de deportação sejam comunicadas assim que houver definição por parte do governo israelense.
Segundo a coordenação da flotilha humanitária, que levava remédios e alimentos ao povo palestino, os participantes seguem sob custódia israelense em condições gravemente precárias, com restrição de água, alimentação e medicamentos essenciais, além de relatos de forte pressão psicológica e até agressões físicas a alguns dos ativistas.
O mandato continuará acompanhando os desdobramentos e atualizando as informações à medida que novas confirmações forem recebidas.
Reafirmamos nossa exigência pela libertação imediata da delegação brasileira e de todos os participantes da missão humanitária, com integridade física, segurança e direitos plenamente assegurados. Nenhuma ação solidária e amparada pelo direito internacional pode ser tratada como crime!
Agradecemos profundamente as manifestações de solidariedade, mobilização e apoio no Brasil e no mundo.