A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, na sexta-feira (17/10), a partir das 8h30, por solicitação da deputada Larissa Gaspar (PT), Audiência Pública em alusão ao Dia Estadual da Biodança – Sistema Rolando Toro, instituído pela Lei nº 18.962/2024, de autoria da parlamentar. O encontro acontecerá no Complexo das Comissões Técnicas da Alece e terá como tema “Biodança como Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) e sua inserção nas políticas públicas”.
A atividade reunirá representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Climática (SEMA), Escola de Biodança do Ceará (EBC), Escola Comunitária de Biodança (ECOMBIO), Universidade Federal do Ceará (UFC), Movimento Saúde Mental, além da Associação Brasileira de Facilitadores de Biodança (ABRAÇA), que participará de forma remota, apresentando pesquisa sobre os facilitadores que atuam no SUS em diversos estados do país.
A Biodança é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) desde a Portaria nº 849/2017. Criada por Rolando Toro Araneda, trata-se de um sistema de desenvolvimento humano que promove a renovação orgânica, a reeducação afetiva e a integração entre corpo e mente, contribuindo para o bem-estar físico e emocional.
O Ceará possui uma trajetória pioneira na disseminação da Biodança. No estado, há experiências no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral Nise da Silveira, no projeto “Vem pro Parque”, promovido pelo Governo do Estado no Parque do Cocó, na Universidade Federal do Ceará (UFC) — que oferece disciplina optativa de Biodança no curso de Psicologia desde 1988 —, no Espaço Ekobé da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e há quase 30 anos no Movimento Saúde Mental do Bom Jardim. A prática também já foi levada a escolas, universidades, equipamentos públicos de cultura e outros espaços comunitários.
Segundo a deputada Larissa Gaspar, a audiência pretende “fortalecer a visibilidade e o reconhecimento da Biodança como política pública de saúde e promoção da vida, valorizando o papel dos facilitadores e das instituições que há décadas vêm construindo essa trajetória no Ceará”. Ela acrescenta que existem pelo menos 22 grupos de biodança em nove municípios do Ceará.
O Dia Estadual da Biodança é celebrado anualmente em 19 de outubro, data escolhida em referência à fundação da Escola Nordestina de Biodança, a primeira escola de formação de facilitadores do mundo, criada em Fortaleza em 1982, marco histórico da difusão do método no Brasil e no mundo.