O Na política existe uma regra básica: cadeira vazia não fica sem uso, sempre aparece alguém para sentar. O que Aldigueri, Júnior Mano e Guimarães estão fazendo é seguir a regra, por isso estão muito à frente dos que se apresentam como candidatos apenas por imposição de chefes políticos. Os chefes acompanham o desempenho deles, que certamente será avaliado com um olhar muito mais atento.
Na dianteira para o Senado Federal, o deputado Júnior Mano tem apoiadores de todos os partidos e uma centena de prefeitos ao seu lado, além do cabo eleitoral Cid Gomes, que caminha com ele nas ruas e participa de eventos.
O deputado José Guimarães é outro pré-candidato ao Senado Federal com trabalho amplo. Libera recursos para obras grandes, médias e pequenas, lidera os encontros do PT, tem o apoio da cúpula do partido e do presidente Lula, além de servir como líder do governo na Câmara Federal.
Pré-candidato a deputado federal, o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, lidera como provável candidato mais votado para a Câmara Federal. O presidente da Alece funciona também como coringa, podendo ser candidato ao Senado ou até mesmo permanecer onde está para seguir presidindo a Alece em uma reeleição do governador Elmano de Freitas. Aldigueri é da casa de Cid, Camilo e Elmano.