A compreensão sobre a política muitas vezes exige explicação para conectar o eleitor ao jogo político. Um dos momentos importantes do processo de escolha do governador do Estado é entender como se constroem os apoios.
Nos municípios, a disputa municipal polariza situação e oposição, que trocam acusações e brigam por cada voto. Já na eleição para governador, quase todos no Ceará — e em outros estados — se unem em torno do mesmo candidato. É natural separar a eleição municipal da estadual.
Negar esse movimento é não compreender a política. O candidato favorito é sempre o mais beneficiado. É o caso de um governador ou presidente que busca a reeleição.
O Brasil já registrou derrotas nesse cenário: no Ceará, o governador Lúcio Alcântara perdeu para Cid Gomes; e, em 2022, o presidente Jair Bolsonaro perdeu a reeleição para Lula.
A liderança de um prefeito tem peso decisivo na eleição majoritária. Ele influencia diretamente seu município, conduzindo interesses da população. O peso político do gestor e dos vereadores se soma e a comunidade, naturalmente, acompanha a orientação dos líderes locais.