A Galeria da Liberdade abre a mostra "Mulheres em Luta! Arquivos de memória política", na próxima sexta-feira (12). A exposição é uma itinerância do Memorial da Resistência de São Paulo e terá, na sua abertura, a presença da diretora técnica do Memorial da Resistência, Ana Pato; da artista Bianca Turner; da advogada e ex-presa política, Rita Sipahi, e da sobrinha do Frei Tito de Alencar, Lúcia Alencar.
A abertura da Galeria da Liberdade reafirma a luta pela garantia de direitos humanos na construção de uma sociedade democrática, diversa, justa e saudável, na qual a cultura e a educação são fundamentais para o exercício pleno da cidadania.
A exposição "Mulheres em Luta! Arquivos de memória política" tem curadoria de Ana Pato e Carolina Junqueira. A mostra tem como fio condutor o acervo de história oral do Memorial da Resistência de São Paulo, que compõe o programa Coleta Regular de Testemunhos, com depoimentos de mulheres que vivenciaram a violência de Estado no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).
Por meio de 22 testemunhos, a exposição aborda as lutas coletivas de mulheres brasileiras por Memória, Verdade e Justiça e por direitos fundamentais.
Cícera Barbosa, coordenadora da Galeria da Liberdade, fala mais sobre a exposição e como ela impacta na história.