sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Aesp/CE realiza solenidade de encerramento do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – Nível Gerencial










A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta sexta-feira (19), a solenidade de encerramento do Curso de Segurança de Autoridades – Nível Gerencial – Turma 1/2025, em cerimônia com homenagens no auditório do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, em Fortaleza. O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, foi homenageado como patrono da turma.



O evento contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto; do diretor-geral adjunto da Aesp/CE, delegado Ciro Lacerda; do secretário-chefe da Casa Militar do Governo do Ceará, tenente-coronel Alex Ferreira; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Sinval Sampaio; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto; da superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará, Juliana Barroso, entre outras autoridades.

A capacitação, realizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Aesp/CE e a Casa Militar, tem como objetivo aprimorar a atuação dos profissionais de segurança pública, além de fortalecer a valorização e motivação dos agentes que desempenham, ou poderão desempenhar a missão de proteger a integridade de dignitários.

“Quero parabenizar a Aesp, que já vem capacitando tantas turmas de diversos estados e de diferentes forças. Isso é motivo de honra e orgulho para todos nós. Parabéns ao delegado Leonardo Barreto, que tem realizado um grande trabalho à frente da Academia Estadual de Segurança Pública”, destacou o prefeito e homenageado, Evandro Leitão.



O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, ressaltou a importância da formação: “O encerramento de um curso sempre é um momento de alegria e celebração, principalmente quando falamos de educação, que transforma a vida de homens e mulheres. Mas, no caso desta capacitação, não se trata de pessoas comuns, e sim de profissionais de segurança pública. E por que não são comuns? Porque vocês, concludentes, protegem os bens mais preciosos do ser humano: a vida, a integridade física e a liberdade. E, se preciso for, o fazem até com o sacrifício da própria vida.”




Na mesma linha, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, parabenizou os formandos: “A todos vocês que hoje concluem este curso, desejo que mantenham essa força, resiliência, dedicação e o compromisso com esse trabalho tão nobre, que é dedicar a própria vida para proteger a sociedade.”