quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Advogados dão show no julgamento de Bolsonaro

 

 




A advocacia criminal brasileira exibiu novos nomes durante o julgamento da tentativa de golpe liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no plenário da Câmara Criminal do Supremo Tribunal Federal.

O desfile de advogados mostrou o novo modelo de formação da advocacia nacional, com bons oradores que citaram poetas, escritores, filósofos, compositores e dramaturgos como verdadeiros atores, criando momentos de risos, expressões fechadas e surpresas.

Nos relatos, os advogados questionaram a argumentação do coronel Mauro Cid, delator do golpe à Polícia Federal, considerada frágil por eles. Repetidamente, citaram frases e palavras que, na visão deles, estavam fora de contexto.

O espetáculo dos advogados não deve alterar o resultado do julgamento, mas pode atenuar a dosimetria das sentenças. As provas apresentadas pelo Ministério Público têm robustez, com laudos e perícias apresentados pelo procurador Paulo Gonet.

Agora resta aguardar a próxima semana, quando o rito final do julgamento será concluído e as sentenças divulgadas na sexta-feira, 12 de setembro, em meio a grande expectativa.

No Congresso Nacional, cerca de 280 deputados articulam um projeto de anistia a Bolsonaro e a todos os envolvidos, tentando desfazer a decisão do Supremo Tribunal Federal — medida considerada inconstitucional após julgamento.