O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), celebrou, no último dia 4, os 30 anos de história do Banco de Leite Humano (BLH), referência no Ceará no incentivo e promoção do aleitamento materno e doação de leite materno. O evento comemorativo reuniu profissionais de saúde, mães doadoras e beneficiadas, autoridades estaduais e federais em um encontro marcado por emoção e reconhecimento.
A cerimônia contou com a presença da secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho; e da senadora da República, Augusta Brito, a qual foi homenageada com o título de Madrinha do Aleitamento Materno 2025.
A programação contou com momentos simbólicos, como apresentação musical e o tradicional bolo comemorativo, celebrando as três décadas de dedicação à vida por meio da doação de leite e aleitamento materno.
Durante o evento, foi realizada homenagem a Vanessa Correia Filomeno da Silva, pela contribuição como doadora; e a funcionária do BLH, Maria Marlucuia de Carvalho Ribeiro, pelo seu compromisso e atuação ao longo de 29 anos. Também foram entregues certificados de destaque a gestores que apoiam e fortalecem as ações do Banco de Leite.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a relevância do Banco de Leite e das ações desenvolvidas, assim como o compromisso de cada profissional envolvido.
“São 30 anos em que vocês vêm salvando crianças e oferecendo vida — uma vida com qualidade — por meio do leite materno. As doadoras também têm um papel extremamente importante, pois ajudam outras mães que não conseguem produzir leite. Isso é essencial para o funcionamento do banco de leite. É um serviço muito amplo, que só existe graças à determinação e ao compromisso de todos vocês. Por isso, nesta data, gostaria de parabenizar a todos”, ressaltou.
O diretor-geral do HGCC, em seu discurso, fez um resgate da trajetória da unidade e exaltou a importância das mães doadoras. “A justificativa de estarmos todos aqui está por trás dessas paredes: são os bebês que recebem o leite materno doado, rico em vitaminas, proteínas, anticorpos e sais minerais, e que possibilita uma alta precoce da UTI”, afirmou.


