sábado, 2 de agosto de 2025

Horizonte recebe primeiro empreendimento após retomada do Minha Casa, Minha Vida

 


Isabel Cristina de Souza, de 35 anos, abre a porta para a nova história dela e das três filhas. “Era a minha oração todo dia. Eu só pedia isso [casa própria]”, revela emocionada. Ela é uma das proprietárias das 32 casas do Residencial João Severo da Silva, entregue nesta sexta-feira (1°), em Horizonte, no Ceará. É o primeiro empreendimento entregue após retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).




“Sou só eu e elas. A gente passou dificuldades porque morávamos de aluguel. O que eu mais pedia a Deus era para não me levar antes de deixar um lar para as minhas filhas. Estamos muito felizes”, comemora Isabel, ao lado da primogênita Raíza e das gêmeas Sophia e Louyse.

O empreendimento faz parte da entrega simultânea realizada pelo Governo Federal em cinco estados (Ceará, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins), totalizando 1.876 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.

No Ceará, a entrega foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas, com participação virtual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, entre outras autoridades.




“Está na Constituição que todo mundo tem que ter uma casa. A gente só vai ser uma nação forte de verdade quando o nosso povo for soberano, com famílias respeitadas pelo poder público”, declarou o presidente Lula.


Contratado em 2024, o residencial de Horizonte é o primeiro empreendimento entregue após retomada do Programa MCMV no Ceará. É também o primeiro do Brasil a contar com Praça de Leitura, conforme novas regras do MCMV.


O MCMV foi relançado em 2023, com mais investimentos, melhorias e alcance social. No Ceará, por meio da seleção de 2023 do MCMV – Faixa 1, foram contratados 37 empreendimentos, incluindo o entregue nesta sexta em Horizonte. Isso representa 7.090 novas unidades habitacionais no estado.

O governador Elmano de Freitas reforçou que o maior programa habitacional da história do Brasil voltou forte graças ao presidente Lula. “São mais de 45 mil unidades habitacionais na história do Minha Casa, Minha Vida, no Ceará. Lá atrás, nós passamos quatro anos sem ter uma casa. Com o Lula de volta, nosso povo voltou a ter casa, apoio na saúde e na educação em tempo integral”, enfatizou Elmano.



Na oportunidade, o governador anunciou a assinatura de aditivos que garantem a construção de 216 unidades MCMV em Caucaia, 150 em Barbalha, e 100 em Icó. O investimento é superior R$ 66 milhões, com a maior parte sendo de recursos federais e contrapartida do Estado do Ceará.