segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Há 30 anos, Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals nutre gerações promovendo solidariedade no Ceará

 


A força que Ana Camille Cavalcanti, de 22 anos, destina aos projetos de vida revela o cuidado que ela recebeu após nascer prematuramente, em maio de 2003, no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza. Pesando apenas 1,7 kg, Camille ficou 40 dias na incubadora, onde foi atendida pelo Banco de Leite Humano (BLH) do HGCC. O serviço completa 30 anos nesta segunda-feira (4).


“Eu tinha acabado de fazer 17 anos quando a Camille nasceu aos sete meses. Eu precisava tirar leite, mas ficava tão nervosa que o leite não saía. As mães doadoras [do BLH] deram o leite para minha filha”, conta a advogada Claudiane Cavalcanti, 39, mãe de Ana Camille.



O leite humano é considerado o alimento mais completo e acessível para suprir as necessidades básicas dos recém-nascidos. Caso a mãe não consiga amamentar naturalmente após o parto, os bancos de leite, como a unidade do HGCC, são vitais para a nutrição adequada e proteção imunológica dos bebês, principalmente na recuperação de prematuros.

“Sem esse apoio que minha mãe recebeu do Banco de Leite do César Cals, eu talvez não teria conseguido progredir no tratamento. Hoje em dia eu sou forte graças a isso”, avalia Ana Camille, que atualmente é estudante de Odontologia e deseja seguir carreira na Pediatria.


Serviço pioneiro e humanizado

Muitas histórias de mães e bebês preenchem o coração da pediatra Rejane Santana, que coordena o BLH desde a implantação. “Foi uma ideia da Secretaria da Saúde do Estado criar um banco de leite que fosse do Estado. Na época, a mortalidade infantil era grande. Eu me emociono porque é uma história de vida. É um filho”, sorri.




A coordenadora pontua que, desde o primeiro ano, o serviço funciona todos os dias. Desde 2000, o BLH do HGCC é unidade de referência para o Ministério da Saúde (MS), destacando-se também por ter sido o primeiro no Ceará a funcionar 24 horas por dia, atendendo demandas internas e externas.