O Governo do Ceará inaugurou, nesta quarta-feira (27), o Projeto Integrado de Abastecimento de Água do Complexo Sítio do Meio e Adjacências, em Itapipoca. Beneficiando mais de 2.500 famílias, em 22 comunidades, a inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Brás; do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro; e outras autoridades.
Feliz por entregar uma obra que beneficia diretamente, pelo menos, 8 mil pessoas, o governador Elmano de Freitas, destacou a importância de uma obra que entrega um bem essencial nas residências: água tratada.
“Nós estamos entregando uma obra muito importante, são mais de 200 km de rede para a água tratada chegar na casa das pessoas. Então, estamos muito felizes de poder ajudar mais de 2.500 famílias da zona rural de Itapipoca”, pontuou o governador. “Essa é a realização de mais um sonho para mais de 8 mil pessoas”, complementou.
Considerado um dos maiores sistemas já implantados no meio rural pelo Governo do Ceará, os investimentos foram na ordem de R$ 24,8 milhões, por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável/Projeto São José III – Fase II, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Responsável pela pasta, o secretário Moisés Brás ressaltou a felicidade por fazer a diferença na vida das pessoas.
“Eu imagino a felicidade de cada família, que até pouco tempo, carregava uma lata de água na cabeça ou esperava o carro pipa. Agora, todas essas pessoas têm acesso à água tratada”, comemorou. “Isso é um sinal claro do apoio ao campo, à zona rural, trazendo mais dignidade às famílias que mais precisam”, complementou.
A família do Seu Raimundo e Dona Luzia, que receberam o governador Elmano para um café, é uma das 2.507 beneficiadas pelo Projeto Integrado de Abastecimento de Água do Complexo Sítio do Meio e Adjacências. Onde antes a realidade era a espera de um carro pipa para ter acesso a água, agora, a realidade é a água tratada nas torneiras de casa. “É bom demais, uma felicidade grande ter água. É vida, né?”, disse Seu Raimundo.
O projeto prevê a captação de água no Açude Gameleira. São mais de 200 km de tubulações assentadas para que a água, após processo de tratamento, chegue até os domicílios rurais. As comunidades atendidas são: Sítio do Meio, Córrego da Onça, Córrego do Cajueiro, Córrego dos Mendes, Córrego dos Tanques, Córrego Seco, Forquilha, Guariba, Jenipapo, Lagoa dos Tanques, Mergulhão de Cima, Mergulhão dos Guias, Mergulhão dos Norbertos, Retiro, Sangrada, São João, Tabocal, Tanques, Timbaúba, Torem, Varjota e Varzante.