O deputado Felipe Mota (União) se manifestou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (28/08), sobre a insatisfação dos pequenos e médios produtores de leite do Estado com a precificação do produto no Ceará.
Segundo o parlamentar, produtores cearenses têm se queixado da redução no preço por litro do leite que é vendido, o que resulta em prejuízos para eles. “É um movimento que está sendo liderado por produtores rurais e pelo setor pecuário leiteiro do Sertão Central, no sentido de melhorar a renda e fazer com que a região cresça”, apontou.
De acordo com Felipe Mota, uma manifestação está prevista para acontecer neste sábado (30/08), no município de Morada Nova, em frente à empresa Alvoar Lácteos, maior empresa do ramo no Estado.
“Já conversei com representantes da empresa para ouvir as devidas explicações técnicas em relação ao preço mínimo do leite e eles explicaram que o valor mínimo estipulado por eles é de R$ 2,20/litro, mas que existe uma janela de diálogo com a categoria para que se chegue a um entendimento no sentido de melhorar esse preço para os produtores”, relatou o deputado.
Felipe Mota reforçou que a sua luta é em favor dos pequenos e médios produtores em busca de uma melhor precificação do produto. “Não quero direcionar minhas críticas somente a uma empresa, até porque outras devem seguir a mesma política.
Só esperamos que haja transparência nesse processo com os produtores de leite”, ressaltou.
Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) se solidarizou com a pauta dos produtores. “Essa não é uma pauta da direita ou da esquerda, mas, sim, uma luta de todos nós, porque são centenas e milhares de produtores de leite, que geram desenvolvimento econômico”, pontuou.