Neste sábado (9), o governador Elmano de Freitas participou, ao lado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, da posse dos 479 agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC) eleitos em votação ocorrida entre 19 de maio e 3 de junho. A cerimônia foi realizada no Ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro da Capital.
O evento também contou com as presenças do secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Sistema Fecomércio Ceará), Luiz Gastão; da Primeira-dama do Município de Fortaleza, Cristiane Leitão; do secretário municipal de Relações Comunitárias, André Barbosa; o assessor especial de Relações Comunitárias do Estado, Frank Ranier; entre outras autoridades e lideranças.
Os ARCC são membros da sociedade civil eleitos para representarem o território no qual residem junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza e atuam em busca de melhorias para as comunidades, informando à gestão as reais necessidades da área.
“O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza vão andar juntos com os agentes eleitos. A necessidade do povo é urgente, e os agentes lidam com ela todos os dias. Quando ouvimos as demandas das lideranças comunitárias, a chance de o poder público acertar é maior”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Com recorde de público em relação às eleições passadas, 127.211 pessoas participaram do processo eleitoral que ocorreu em 78 locais de votação distribuídos nas 12 Regionais de Fortaleza.
Durante a cerimônia de posse, os agentes receberam kits com camisa, crachá, boné, ecobag, sacola, bloco e certificado. Além disso, eles receberão a carteirinha do Sesc para utilizarem os serviços disponibilizados.
“Por meio das ações sociais, nós chegamos mais perto das pessoas, olhando para quem mais precisa e promovendo a inclusão. As ideias e projetos nos aproximam”, pontuou Luiz Gastão, presidente da Fecomércio.
A cozinheira Janaína Rodrigues, de 50 anos, é uma das agentes que representam o Curió. Ela conta que já atuava informalmente junto à comunidade há 27 anos. “Estou muito feliz por estar formalizada, poder bater na porta da Prefeitura e trazer melhorias para a nossa comunidade. Desde eleita, eles [moradores] já estão me cobrando na questão de saúde e de novas ruas”, disse.
O agente Izaias Escóssio, 56, fez da luta pessoal contra a insuficiência renal um caminho em prol da coletividade. Após o transplante de rim e engajamento na Associação dos Pacientes Renais do Ceará, ele ganhou ainda mais força para reivindicar melhorias para o bairro onde mora.
“Aprendi a ouvir as demandas do meu bairro Farias Brito, saber o que a minha rua precisa, o que Fortaleza precisa. Eu estou correndo atrás todo dia, para a gente ter um posto de saúde, uma creche pública”, citou.
O secretário municipal de Relações Comunitárias de Fortaleza, André Barbosa, também falou sobre a importância do diálogo com representantes da sociedade para o êxito das políticas públicas.
“A Secretaria está nas comunidades,
ouvindo as demandas desses agentes que fazem o trabalho voluntário de escutar, levando as demandas para transformar Fortaleza. Acolhemos cada um dos agentes em nossos corações”, concluiu.