terça-feira, 5 de agosto de 2025

Com 220 vagas ofertadas, Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ para inserir jovens no mercado de trabalho



Com o objetivo de qualificar e inserir no mercado de trabalho os jovens de 14 a 24 anos, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, lançou hoje (5/8) o edital do programa municipal Minha Primeira Chance, que vai ofertar 220 vagas em cursos gratuitos com carga horária de 1.200h.

 

As inscrições acontecem de 7 a 13 de agosto e o processo seletivo, que contará com prova objetiva e redação, será conduzido pelo renomado Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (IEPRO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O link do edital está disponível em: https://l1nq.com/fOaOS



“Com o programa Minha Primeira Chance estamos construindo caminhos, formando talentos e preparando São Gonçalo para um futuro com mais dignidade, trabalho e esperança”, destaca o prefeito Professor Marcelão. O programa, que terá investimento anual de R$ 4 milhões, foi instituído pela Lei Municipal nº 1.970/2025, garantindo que todos os selecionados tenham curso gratuito, transporte, lanche, material didático, seguro de vida e bolsa de meio salário mínimo durante a formação.


As 220 vagas ofertadas serão distribuídas em 11 turmas, destinadas exclusivamente a jovens residentes em São Gonçalo do Amarante. Das vagas disponíveis, 50% são reservadas para jovens de famílias de baixa renda (hipossuficientes), comprovadas com inscrição no CadÚnico, e 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD). Os cursos disponíveis são: Assistente Administrativo, Assistente de Projetos e Processos e Logística e Produção.


“O Minha Primeira Chance é mais que um programa de aprendizagem, ele representa a conquista de toda uma juventude que aguarda ansiosa por uma chance de acessar o mercado de trabalho. Ele abre portas para um futuro mais digno e com oportunidades de crescimento”, explica Magnólia Rocha, secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e gestora do programa.


Formação e encaminhamento profissional


Os jovens selecionados participarão de uma formação teórica com duração de 12 meses, realizada em sala de aula. Durante esse período, também serão encaminhados para empresas parceiras, onde poderão aplicar os conhecimentos na prática. Todo o processo contará com acompanhamento pedagógico e social, coordenado pela Prefeitura, garantindo que cada jovem tenha o suporte necessário para seu desenvolvimento.


O programa já despertou o interesse de grandes empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que poderão contratar os jovens após a conclusão da formação. A previsão é que a aula inaugural dos aprovados aconteça no dia 15 de setembro.