Em atividade desde março de 2024, a unidade móvel de doação de sangue do Instituto Pró Hemo Saúde (IPH) percorreu 10 municípios cearenses e realizou a coleta de 2.005 bolsas de sangue, além de 76 cadastros de medula óssea, até o mês de março de 2025.
A estrutura integra o projeto Caravana Solidária, conduzido pelo IPH em parceria com o Hemoce. Adquirida com recursos destinados pelo ex-deputado federal e atual secretário das Relações Federativas do Governo do Ceará, Denis Bezerra, o equipamento tem ampliado o alcance das ações de doação de sangue e medula óssea no estado, ultrapassando os limites da capital cearense.
A unidade já passou por cidades como Marco, Croatá, Moraújo, Sobral, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza, Aracatiaçu e Maranguape. O veículo integra as chamadas coletas externas do Hemoce, que envolvem campanhas, eventos e postos em shoppings. Somadas, esse tipo de coleta alcançou 55.363 bolsas de sangue desde que o equipamento móvel entrou em atividade.
No mesmo período, a hemorrede estadual contabilizou um total de 120.607 bolsas coletadas, com as ações externas representando quase metade dessa soma. A Caravana Solidária segue ativa e com novas agendas programadas, fortalecendo a cultura da doação voluntária em todas as regiões do Ceará. Os dados são do IPH e do Hemoce.
"Ficamos muito felizes em poder contribuir com a promoção da doação de sangue no estado, em conjunto com o Hemoce, bem como no Brasil. E também agradecemos muito ao ex-deputado federal Denis Bezerra, pela emenda que nos possibilitou adquirir esta unidade móvel", ressaltou Evandro Castro e Silva, diretor executivo do Instituto Pró-Hemo.
A aquisição foi viabilizada por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 1.537.292,21, destinada por Denis entre os anos de 2020 e 2022, durante seu mandato na Câmara dos Deputados.
Em visita recente à sede do IPH, em Fortaleza, Denis Bezerra acompanhou os avanços do projeto Caravana Solidária e reafirmou o compromisso com a interiorização das políticas públicas de saúde. Durante o encontro, dialogou com a equipe técnica responsável pelas operações da unidade móvel, destacando que o equipamento tem fortalecido a política de doação voluntária no Ceará, ampliando o acesso da população aos serviços de coleta.
“Com estrutura adequada e capacidade de deslocamento por todo o estado, o veículo contribui para interiorizar as ações de saúde, garantir mais autonomia às comunidades e estimular a cultura da solidariedade", afirmou o secretário e ex-deputado federal.
Saiba mais
A Secretaria Especial para Assuntos Federativos do Governo do Ceará atua como articuladora entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Seu papel é fortalecer o diálogo institucional, destravar investimentos e garantir que recursos, políticas públicas e projetos avancem de forma estratégica nos municípios cearenses.