terça-feira, 29 de julho de 2025

Show em apoio ao compositor Danilo Guilherme acontece nesta quarta, 30/7, às 20h, no Centro Cultural Belchior, reunindo grandes artistas. Entrada franca


O show solidário "O Momento da Beleza" acontece nesta quarta-feira, 30/7, às 20h, no Centro Cultural Belchior, calçadão da Praia de Iracema, reunindo grandes nomes da cena cearense em apoio ao cantor, compositor e instrumentista Danilo Guilherme, diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O show terá entrada franca. O público poderá participar, de modo voluntário, com doações para a campanha de apoio ao tratamento do Danilo, acessando um QR Code de acesso à plataforma que será disponibilizado durante o show, o link da campanha, http://gerandobondade.com.br/danilo , ou o pix da campanha, 000.132.727-56.


O show beneficente “O Momento da Beleza” foi articulado pelo amigo, cantor e compositor Saulo Duarte, com a produção do baterista Pepeu. A banda-base será formada por Regis Damasceno (contrabaixo/guitarra) e Ayla Lemos (bateria), que participaram da turnê do álbum "De Repente Fortaleza" na Alemanha, além de Milton Warner (contrabaixo) e Bruno Rafael (guitarra), músicos da Banda Danchá. Danilo estará no palco com as participações especiais de Saulo Duarte, Lorena Nunes, Gustavo Portela, Di Ferreira, Daniel Guilherme, Douglas Braga, Davi Ávila, Claudio Mendes e Igor Ribeiro.


Danilo Guilherme é cantor, músico, compositor e produtor. Violonista e compositor autodidata, nasceu em Fortaleza. Começou a carreira em 1991, com a formação da banda A Tribo, no estilo Funk Rock, junto a Rian Batista, Dustan Galas e Aristides Cavalcante. Participou de vários festivais e abriu o show da banda Barão Vermelho no BNB Clube. 


Em 1995, foi para o Rio de Janeiro estudar harmonia no curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, onde também participou do primeiro workshop de composição, ministrado pelo cantor e compositor Djavan. Em 1997, fez parte da primeira formação da banda Cidadão Instigado, liderada por Fernando Catatau, fazendo vocais e tocando percussão, além de ter participado da gravação do primeiro EP do grupo. Sua experiência como vocalista, músico e compositor seguiu nas bandas Projeto F.L.I.P.E.R., Fontana, Samba da Vila e no Danchá, última banda até agora.


Da sua discografia, podem ser destacados os seguintes álbuns autorais: em 2003, lançou "Mittelinselurlaub - Perto da Estrada", numa parceria com a cantora e compositora alemã Dota Kehr; em 2012, lançou na Alemanha, pelo selo Kleingeldprinzessin, o álbum "Preto Colorido" (2005/2012), eleito pela rádio nacional alemã Deustschlandradiokultr o melhor disco da semana, na última de novembro de 2012; em 2013, o lançamento do álbum "Preto Colorido" aconteceu no Sesc Pompéia, com a banda Danchá, tendo uma grande repercussão jornalística; em 2017, o álbum "Danchá", produzido por Liminha, foi lançado pela banda Danchá, formada por Danilo e o trio instrumental Chacondéga;  em 2024, após 20 anos, retomou a parceria com a artista alemã Dota Kerh no álbum "De Repente Fortaleza", com lançamento entre novembro e dezembro, com o primeiro show em Fortaleza seguido de uma turnê em seis cidades alemãs.


Pouco antes da viagem para a Alemanha, Danilo Guilherme recebeu o diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença neuromuscular progressiva. Desde então, ele e sua família têm se dedicado integralmente a um protocolo de tratamento que une medicina tradicional e terapias integrativas — com disciplina, esperança e fé. Os primeiros sinais começaram a interferir nos seus dedos, o que o tem impedido de tocar seu violão, e na sua voz. Isso tem impossibilitado Danilo de viver da sua arte.


“Pra um músico, isso mexe num lugar que nem sei descrever. Ainda assim, a arte vive em mim e é a sua força que me faz seguir. Desde então, estou unindo forças, cuidados e terapias convencionais com práticas integrativas que vêm mostrando resultados reais. Isso tem me dado esperança. Sigo com fé, coragem e o desejo sincero de retomar o meu movimento”, afirma Danilo. 


No entanto, o caminho existe. O tratamento está em curso, mas os custos são altos e contínuos. E, por estar sem condições de trabalhar, Danilo não consegue percorrer essa travessia sozinho. Nesse sentido, no último mês de junho, foi lançada a campanha de financiamento coletivo “Tocando em Frente”, na plataforma Gerando Bondade, com o objetivo de custear tratamentos de reabilitação motora e respiratória; protocolos ayurvédicos e terapias integrativas, Internações anuais especializadas; transporte, alimentação e equipamentos de cuidado; medicamentos não fornecidos pelo SUS.