O governador Elmano de Freitas participou, na manhã desta segunda-feira (14), da cerimônia de entrega da ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), no Crato, junto com o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; o prefeito de Assaré e presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato, Libório Leite; o prefeito do Crato, André Barreto; e outra autoridades. Na ocasião, também foram entregues 11 vans para o Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato, com um investimento de R$ 3,3 milhões.
Funcionando, anteriormente, dentro da Policlínica Regional no Crato, o CER-IV ganhou cara nova com uma ampliação estrutural com a construção de 12 novas salas e uma nova recepção, visando mais conforto aos usuários e profissionais. Com a expansão, passa de 890 atendimentos por semana para 1.300 atendimentos. O governador Elmano de Freitas parabenizou o trabalho do Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato, que gerenciou a verba para custear a ampliação. “Nós temos aqui a ampliação da capacidade desse Centro Especializado em 50%. O que está acontecendo aqui é resultado de eficiência de gestão, temos que enfatizar isso”.
“Nós acreditamos na interiorização da saúde pública. Não vamos parar até entregarmos aos cearenses o serviço público de saúde que eles merecem”, discursou Elmano.
O gestor estadual ainda agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde para o atendimento no CER IV. “É muito bom saber que aqui o povo cearense é bem recebido, ver que aqui são promovidas mudanças de vida. Então, em nome do povo cearense eu gostaria de agradecer aos serviços que são prestados aqui pelos profissionais de saúde. Hoje é dia de prestar todos os reconhecimentos”.
A expansão recebeu um investimento de R$ 800 mil do Consórcio Público de Saúde do Crato. Os CERs são pontos de referência para a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e têm a finalidade de realizar diagnósticos e tratamentos de pessoas com deficiência, além de promover a concessão, a adaptação e a manutenção de tecnologia assistiva, sendo a reabilitação/habilitação realizada de forma interdisciplinar e com o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado.