terça-feira, 8 de julho de 2025

Polícia Federal investiga uso de recursos públicos em campanha eleitoral no Ceará

Foto: Agência Brasil

A Policia Federal cumpre 15 mandados de busca e apreensão para investigar o possível uso de recursos públicos na campanha eleitoral do Ceará em 2024, na eleição municipal. 


 Em Brasília, os investigadores foram ao gabinete do deputado junior Mano que tem declarado ser vítima de perseguição política. 


A investigação é baseada numa denúncia feita pela ex-prefeita de Canindé. Rozário Ximenes. 


Segundo o senador Cid Gomes, as investigações são baseadas em denúncias feita pela ex-prefeita  porque perdeu a eleição, 


Nota  oficial da Polícia Federal:


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8/7) a Operação Underhand, com o objetivo de apurar uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios e contratuais.


Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal nas cidades de Fortaleza/CE, Brasília/DF, Nova Russas/CE, Eusébio/CE, Canindé/CE e Baixio/CE. A investigação contou com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).


O núcleo investigado é suspeito de articular o direcionamento de verbas públicas a determinados municípios cearenses mediante contrapartidas financeiras ilícitas, além de influenciar procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas ao grupo.


Foi determinado o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação ao erário.


As condutas investigadas envolvem os crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.