sábado, 19 de julho de 2025

No 1º semestre de 2025, prisões por integrar organização criminosa aumentaram 45,1%; capturas cresceram 28,2% no Ceará


O trabalho diário dos agentes de Segurança Pública do Ceará, durante os primeiros seis meses de 2025, resultou na captura diária de quase 100 suspeitos de envolvimento em crimes no estado, totalizando 17.151 presos.

Dentre os alvos presos especificamente por participação em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), o aumento foi de 28,2%, se comparado o primeiro semestre de 2025 com o mesmo período do ano anterior. Em seis meses, 1.421 suspeitos foram presos por envolvimento com homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios – crimes que compõem os CVLIs.


Quanto às prisões por envolvimento com grupos criminosos no Ceará, foi registrado aumento de 45,1% no comparativo com o primeiro semestre de 2024. Foram 904 presos por suspeita de integrar organização criminosa no primeiro semestre de 2025.


Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de prisões realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). 


O secretário da SSPDS, Roberto Sá, agradece o empenho dos profissionais que têm contribuído para a efetivação dessas prisões e destaca os investimentos em Segurança.