O Ceará recebe, nos próximos dias 12 e 13 de julho, uma ação itinerante da Embaixada da Guiné-Bissau, voltada à emissão de documentos para cidadãos guineenses que residem no estado. A iniciativa é realizada pela Embaixada da Guiné-Bissau no Brasil, em parceria com o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih).
Durante os dois dias, a Embaixada estará na sede da Secretaria, em Fortaleza, realizando a emissão de novos passaportes e do Cartão Consular (ou Inscrição Consular). A emissão dos documentos possui custo e exige a presença física do requerente, além da apresentação de documentos e o cumprimento de requisitos específicos, conforme orientação.
A ação não exige agendamento prévio, os interessados devem apenas comparecer ao local durante o período de atendimento.
“A Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil busca realizar, a cada seis meses, missões consulares itinerantes aos estados com maior número de guineenses. Este projeto da presença consular visa essencialmente reduzir os custos dos cidadãos guineenses com deslocação a Brasília, para emissão de passaporte e outros documentos”, afirma o embaixador da República da Guiné-Bissau no Brasil, M’bála Alfredo Fernandes.
O Ceará tem se destacado no cenário migratório guineense por abrigar a maior comunidade estudantil da Guiné-Bissau no Brasil, concentrada principalmente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O Campus da Liberdade, localizado em Redenção, na Região Metropolitana de Fortaleza, representa a segunda maior comunidade da Guiné-Bissau no mundo, atrás apenas de Portugal. Nos dias 10 e 11 de julho, a Universidade também receberá a itinerância da Embaixada.
“A iniciativa visa fortalecer os laços com a comunidade migrante guineense residente no Ceará, promovendo o acesso à cidadania por meio da documentação e, consequentemente, o acolhimento e a integração social desses cidadãos”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.