segunda-feira, 21 de julho de 2025

MEC e Governo do Ceará iniciam implantação da segunda etapa do ITA no estado


A segunda etapa de implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará teve sua ordem de serviço assinada, nesta segunda-feira (21), por Ministério da Educação (MEC) e Governo do Ceará. 


O ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre a decisão do presidente Lula em  instalar sede do ITA no estado e mencionou também o andamento da primeira fase, as ações da segunda etapa e a expectativa de entrega do campus.


Serão investidos quase 65 milhões de reais na aquisição de equipamentos do campus. Para Camilo Santana, a chegada do ITA ao Ceará é uma grande conquista.



Ao todo, a implantação do ITA conta com investimento de 337 milhões de reais. Serão 180 vagas para o ITA, sendo 144 destinadas à ampla concorrência, mais 36 vagas destinadas aos candidatos cotistas, autodeclarados negros. Segundo o governador Elmano de Freitas, ter o ITA no Ceará é, inclusive, importante para a economia local e é mais uma prova de que a educação estadual é destaque.



Para o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o ITA é um legado que será deixado pelos governos federal e estadual e salientou que a rede pública de ensino municipal tem se inspirado nos exemplos do ministro e do governador do estado.


Na ocasião, o Estado repassou, oficialmente, o antigo terreno do Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, para a Universidade Federal do Ceará (UFC), que expandirá o campus na região. O antigo Edifício São Pedro sediará a instalação do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). 


Para o presidente da Assembleia do Ceará, Romeu Aldigueri, a educação transforma realidades e é fundamental instrumento de política pública.