A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alerta para o aumento do risco de queimadas e incêndios florestais, ao longo do segundo semestre de 2025.
E, para subsidiar a prevenção desses eventos, a Funceme lança o Anuário de Focos de Calor 2024, que reúne análises sobre a distribuição desses focos no Ceará, no último ano.
O levantamento aponta que os 184 municípios cearenses registraram focos de calor, ano passado. A gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, destaca os fatores meteorológicos que favorecem esse cenário nesta época do ano.
O anuário aponta um aumento de 5% nos focos de calor em 2024, em comparação com o ano anterior. Meiry explica o que o dado revela sobre a situação atual no estado.
As informações do anuário são fundamentais para orientar políticas públicas, ações de fiscalização e campanhas de educação ambiental, como reforça a gerente de Meteorologia.
Ela explica, ainda, como funciona o monitoramento feito pela Funceme e que tipo de dados são utilizados.
A publicação está disponível, gratuitamente, e pode ser acessada por gestores, pesquisadores e pela população em geral, por meio da plataforma da Funceme: focoscalor.funceme.br.